Programa Moradia Legal entrega mais 160 registros de imóveis a famílias do município

Publicado em: 24/05/2024 17:24 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Ao todo, 550 famílias já receberam em mãos a titularidade de seus imóveis. Outras 700 devem receber já na sequência

Viabilizado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Quatro Barras e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), o Programa de Regularização Fundiária Moradia Legal entregou na noite desta quinta-feira (23) cerca de 160 registros de imóveis a famílias das localidades da Tapera, no bairro Jardim São Pedro, e da Vila dos Pinto, no Pinheirinho.

A cerimônia já é a terceira realizada pelo programa, que contabiliza mais de 550 títulos já entregues a famílias do município. O evento ocorreu no Ginásio da Borda do Campo, reunindo autoridades como o prefeito Loreno Bernardo Tolardo; o desembargador substituto do TJPR e coordenador do Programa Moradia Legal, Dr. Evandro Portugal; a juíza de Direito e diretora do Fórum de Quatro Barras, Dra. Rita Borges de Area Leão Monteiro; o vice-prefeito Jarbas Mocelin e o presidente da Câmara Municipal, Antônio Cezar Creplive.

Também estiveram presentes o titular do Cartório de Campina Grande do Sul, Adriano Richa; o secretário de Planejamento Urbano e Obras, Frederico Bernardi; o presidente da Comissão de Regularização Fundiária da Prefeitura, Wellington Benedetti (Elitinho); e o coordenador do programa, Altair Caitano.

“A maior razão de estarmos reunidos hoje são as famílias que aqui estão. Nossa maior satisfação, enquanto gestor, é levar políticas públicas para a nossa população”, disse o prefeito Loreno Bernardo Tolardo. “Hoje Quatro Barras está em 1º lugar na Região Metropolitana quanto à entrega de títulos do Programa Moradia Legal e ocupa o 2º lugar no ranking em todo o Estado. Um trabalho realmente efetivo, comprometido e de grande importância social”, destacou ele.

Até o momento, o programa já entregou no munício mais de 550 títulos de propriedade às famílias e outros 700 devem ser entregues na sequência.
O desembargador substituto do TJPR, Dr. Evandro Portugal, disse que o objetivo do programa é levar cidadania e justiça social às famílias. “O programa, por meio do Poder Judiciário, faz com que essas áreas possam ser regularizadas, deixando de ser posses nas mãos de seus donos atuais e tornando-as propriedades efetivas deles”, afirmou.

Renata Faria de Ramos, moradora da Vila dos Pinto, no Pinheirinho, contou a expectativa pela entrega do título. “Quando soubemos que realmente este sonho sairia do papel, nem acreditamos. Todos estão muito felizes na minha família, que aguardava por isto há uns 30 anos. É uma conquista”, contou ela.