Prefeito Tolardo inaugura a Nova Escola Municipal João Curupaná da Silva

Publicado em: 24/06/2024 17:01 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Com projeto inovador e moldes mais sustentáveis, nova escola vai atender mais de 400 alunos do Jardim Menino Deus e regiões do entorno

Uma nova escola passa a atender os alunos da rede municipal de ensino do Jardim Menino Deus. No último sábado (22), o prefeito Loreno Bernardo Tolardo inaugurou as instalações da nova Escola Municipal João Curupaná da Silva, uma edificação construída especialmente para o local, que busca aliar modernidade à sustentabilidade.

Nos seus 670 metros quadrados de área foram utilizados tijolos ecológicos, aproveitamento de luz solar e luminárias inteligentes. A estrutura oferece 3 salas de aula da educação infantil, equipadas cada uma com banheiro e solário; 7 salas de aula do 1º ao 5º ano; sala multiuso; banheiros adaptados e acessíveis; além de depósito de limpeza e lavanderia.

São mais de R$ 2,5 milhões em investimentos, com recursos próprios. “Trouxemos ao Jardim Menino Deus este projeto inovador que preza pela qualidade no atendimento aos nossos alunos. Esta escola foi projetada e planejada com muito carinho para as mais de 400 crianças que aqui estudam”, afirmou o prefeito Loreno Tolardo, durante a cerimônia de inauguração do novo espaço educacional.

Pais, alunos, profissionais da Educação e autoridades estiveram presentes na cerimônia, entre eles a primeira-dama Ederci Sbrissia Tolardo; o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Cezar Creplive (Toto); os secretários de Educação, Fredinei Silva Rodrigues, e de Obras, Frederico Bernardi; a diretora da escola, Cristina Godoy; a professora Cleidemar Sbrissia (representando os profissionais da escola); e o neto do homenageado “João Curupaná da Silva”, Paulo Busnardo.

ASSINATURAS – Durante a solenidade, Tolardo autorizou duas obras importantes para a escola: a licitação de um boulevard na Rua Doze de Outubro, que passará a funcionar em sentido único, oferecendo mais segurança no ingresso e saída dos alunos; e o início dos trâmites para construção da nova quadra poliesportiva da escola.

O prefeito também aproveitou para anunciar outras três ações: o lançamento do 2º pólo do programa de contraturno escolar “Trilhas do Futuro”, que passa a funcionar no dia 30 de julho na Escola Municipal Ernesto Milani; a construção do Terminal Rodoviário do Jardim Menino Deus e a construção de um novo CMEI no Palmitalzinho.

“Não há palavras para dizer o quão gratificante é investir em Educação. Aqui é a base de tudo, a base para o futuro das nossas crianças. Por isso, inaugurar esta escola, tão inovadora, hoje é motivo de um imenso orgulho”, disse Tolardo.

O prefeito também destacou, de forma especial, a atuação de todos os profissionais que compõem a pasta da Educação e que realizam suas atividades com vocação. “Basta olhar para os nossos profissionais e ver que são pessoas realmente vocacionadas, que fazem o que amam fazer e que acreditam na Educação como um agente transformador. Por isso, hoje dedico minha gratidão a todos vocês”, finalizou.

O aluno do 5º ano, Arthur Machado de Araújo, agradeceu pela nova escola. “É um sonho que se realiza para nós. A escola ficou linda, não vejo a hora de começar a estudar aqui”, disse ele.

Durante a cerimônia também foi inaugurado o espaço do projeto “Pomar Tia Geni”, com várias mudas frutíferas, em homenagem à dedicada servidora da escola que faleceu recentemente, deixando saudades.

HISTÓRIA – A Escola João Curupaná da Silva foi criada no ano de 1979. Denominado patrono da escola, João Curupaná foi vice-prefeito de Quatro Barras na gestão de 1969 e dedicou grande parte da sua vida à cidade. Foi fabricante de barricas, delegado e comerciante, sempre dedicando especial atenção às crianças.

Ao longo dos anos, com o crescimento do bairro, as instalações da escola não mais condiziam às demandas. Mesmo após o processo de ampliação, ainda na segunda gestão do prefeito Tolardo, uma nova estrutura vinha se fazendo necessária. Hoje, a nova escola já está à disposição da comunidade.