Cada kit é composto de frutas, legumes e verduras, com boa parte dos produtos de origem da agricultura familiar
A Prefeitura iniciou a entrega das merendas escolares nas escolas municipais e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) de Quatro Barras. Devido à suspensão das aulas, iniciada em março como medida para impedir o avanço do novo coronavírus, equipes da Secretaria Municipal de Educação realizaram os repasses às famílias de todos os alunos matriculados, nestas quarta (8) e quinta-feira (9), nas escolas Izair Lago e Ernesto Milani e nos CMEIs Cecília Pilar, Tia Leonor, Olair Ribeiro e Tia Elenai, contando com 960 kits de alimentos à disposição.
Os locais de entrega são definidos ao final de cada semana de acordo com a quantidade disponível para coleta nas dependências dos agricultores, organizando o número ao atendimento dos alunos de cada localidade. Para as duas primeiras etapas, as regiões contempladas foram Borda do Campo e Colônia Maria José, das 14h às 16h, e com normas de organização a fim de evitar aglomerações.
A ação deu continuidade às entregas do final de março para as famílias de estudantes matriculados na rede municipal de ensino em estado de vulnerabilidade social e inclusas no Cadastro Único. Na ocasião, 645 kits de alimentação não-perecível foram levados de casa em casa por servidores do município.
Boa parte dos alimentos é proveniente de agricultores familiares de Quatro Barras. Como a Prefeitura já possui contratos firmados com esses produtores, o repasse da produção deste mês foi condizente à lei federal 13.987/2020, que autoriza a distribuição de gêneros alimentícios aos estudantes da rede básica de educação em situações de emergência ou calamidade pública.
Com duração de vários dias, cada kit é composto de frutas, legumes e verduras, como caquis, tomates e cebolas. Para Odete Kopp, moradora do bairro Santa Luzia, os alimentos são necessários e farão diferença no cardápio da filha. “Muito bom receber ajuda neste momento, porque realmente precisamos. Sou muito grata à Prefeitura por ajudar”, comentou.
Segundo a nutricionista da Prefeitura, Alline Souza de Godoi, a iniciativa é de suma importância para a segurança alimentar dos jovens. “Pensando em garantir uma alimentação adequada e saudável nesse período, estão sendo distribuídos alimentos variados e seguros”, explicou. “Estão sendo entregues também alimentos da agricultura familiar, o que agrega ainda mais valor nutricional na alimentação das crianças, fornecendo maior quantidade de vitaminas, sais minerais e fibras alimentares”, concluiu.