Com plenário lotado, 10ª edição da Copinha Graciosa de Futsal premia campeões e vice-campeões de 2022

Publicado em: 24/11/2022 12:55 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Competição que iniciou em 2011 como um projeto social, hoje já vem formando atletas de alto rendimento, mostrando papel transformador do esporte

Com o plenário lotado, de ponta a ponta, a 10ª edição da Copinha Graciosa de Futsal premiou, na noite desta quarta-feira (23) as equipes campeãs e vice-campeãs de 2022, nas quatro categorias da competição - sub 10, sub 12, sub 14 e sub 16. Mas não foi apenas isto. A noite teve um caráter pra lá de especial.

Além de completar uma década de competições, promovendo o intercâmbio esportivo de atletas e o desenvolvimento integral de jovens cidadãos, a Copinha demonstrou, mais uma vez, o papel transformador e unificador do esporte.

Com a presença em peso das famílias na plateia, cada equipe recebeu medalhas e troféus por suas atuações de destaque ao longo de toda a competição, que iniciou no final de agosto e teve sua conclusão, agora, no final de novembro. Foram 3 meses intensos de jogos, com 31 equipes, mais de 620 atletas participantes, 113 jogos e 671 bolas na rede – números que demonstram a dimensão deste evento, que nasceu em 2011, na primeira gestão do prefeito Loreno Tolardo.

Já na abertura do evento de premiação, o secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré), falou sobre a emoção de acompanhar o evento, que sela uma década de trabalho, parcerias e união, que foram pontos chave da Copinha ao longo das edições, só interrompidas durante a pandemia.

“Hoje é um dia de agradecer. Agradecer ao prefeito Tolardo por este projeto que começou lá trás e que deu tão certo. Agradecer à toda a equipe do Esporte, pela dedicação incondicional; aos nossos atletas, aos clubes e aos pais por confiarem em nosso trabalho”, disse Fré.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin disse que valorizar e acreditar no esporte é o caminho para a formação social e cidadã das crianças e jovens. “Hoje é, sem dúvida, um dia festivo, um dia de celebrar o esporte e as conquistas dos nossos atletas”, destacou.

Ao ver o plenário lotado, com famílias, mães, pais, atletas e dirigentes, o prefeito Loreno Tolardo expressou a profunda gratidão a todos por acreditar no projeto.

“A Copinha nasceu lá trás, em 2011, na nossa primeira gestão, com uma proposta social, de formação de crianças e jovens. Hoje vemos o resultado deste trabalho, que já abre portas para os atletas em times de alto rendimento. Este é o papel do poder público, é criar ações em benefício da comunidade, especialmente para nossas crianças e jovens”, destacou Tolardo, ao lembrar a participação de várias pessoas ao longo da trajetória da Copinha, a exemplo do então secretário de Esporte na época, Fernando Cunha, que hoje comanda a pasta de TI e Comunicação, e foi cerimonialista no evento.

Uma das provas vivas de que a Copinha é um projeto transformador é o atleta Bruno Eduardo Loch, que teve sua iniciação nos projetos da Prefeitura e hoje joga profissionalmente no Criciuma Esporte Clube. Ele foi um dos convidados da noite, para demonstrar e inspirar jovens atletas que queiram trilhar o mesmo sonho.

Bruno começou a participar das escolinhas esportivas aos 7 anos. Participou de seis edições da Copinha Graciosa de Futsal; foi, por três vezes, campeão e artilheiro; e hoje aos 18 anos vive o sonho de jogar profissionalmente, com passagem pelo Figueirense e atualmente representando o Criciúma Esporte Clube, pelo sub 20 e profissional.

“A Copinha e os projetos esportivos da Prefeitura foram minha iniciação no esporte, fazem parte da minha história”, contou Bruno, ao mostrar que é possível sim seguir adiante, estimulando centenas de meninos e meninas que projetam a mesma meta para o futuro.

PRESENÇAS – A solenidade de premiação contou com a participação dos representantes das equipes Cerro Azul, Rafael Fernandes Gouveia; da Escola Coxa de Campina, Aline Morikawa, André Luiz Soares e Guilherme Santos da Silva; da Escola Coxa de Colombo, Agnaldo Herrmann (que participou de todas as edições da Copinha); da Escola Paraná Clube de Campina, Gustavo Henrique Soares e Rafael Pereira de Mello; da SMEELJ Borda, Alessandro Conde Santos; da SMEELJ Feminino, Érika Prestes Andreatta; da SMEELJ Menino Deus, José dos Santos Bandeira e Expedito Viana; e da SMEELJ Sede, Marlos Augusto de Carvalho.

COPINHA – A Copinha Graciosa de Futsal teve três meses de duração, com competições acirradas, reunindo as equipes de Cerro Azul, Escola Coxa Campina Grande do Sul, Escola Coxa Colombo, Escola Corujinha - Rio Branco do Sul, Escola Paraná Clube Campina Grande do Sul, SMEELJ Borda, SMEELJ/Band Feminino, SMEELJ Feminino, SMEELJ Menino Deus e SMEELJ Sede. A Prefeitura de Quatro Barras parabeniza todos os atletas por suas conquistas.

CONFIRA A LISTA DOS VENCEDORES:

PREMIAÇÃO POR EQUIPES

SÉRIE OURO