• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras concede Selo Arte ao empreendimento Di Helena

 

Publicado em: 17/04/2024 16:51 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Dos 13 produtos registrados no Paraná, três estão no município. Selo permite que produtos locais sejam comercializados em todo o país

Depois de implantar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Quatro Barras avança mais um passo importante na certificação de alimentos produzidos localmente. Nesta terça-feira (16), o prefeito Loreno Bernardo Tolardo realizou a entrega do Selo Arte à agroindústria Di Helena, dos proprietários Andréa e Rubens Bueno. 

O selo é um marco para o município, já que em todo o Estado do Paraná apenas 13 produtos são registrados no Selo Arte, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Deste total, três são produzidos pela Di Helena, produtora de doce de leite orgânico. Os três produtos referem-se a variações do doce de leite – dois deles em apresentações distintas da versão orgânica e outro na versão tradicional.

Os 13 produtos registrados no Estado são provenientes de apenas quatro municípios (incluindo Quatro Barras), em meio aos 399 municípios paranaenses. O selo permite a comercialização de produtos locais em todo território nacional e assegura que produtos de origem animal foram elaborados de forma artesanal, com características regionais e dentro de boas práticas agropecuárias e de fabricação.

“É gratificante poder entregar hoje o Selo Arte a um empreendimento de Quatro Barras, aos proprietários da Di Helena, que já receberam o Selo SIM e hoje conquistam o Selo Arte, podendo ampliar a comercialização para todo o país. Um orgulho muito grande para todos nós, nossos produtores, nossas equipes, que trabalharam e que continuam a trabalhar com afinco neste projeto”, disse o prefeito Tolardo. “Este é objetivo, apoiar quem produz, gerar empregos e renda, dar oportunidades de crescimento a quem empreende”, finalizou.

Os primeiros selos SIM foram concedidos em julho do ano passado. A partir desta certificação, foi possível à agroindústria Di Helena pleitear o Selo Arte, por meio de um trabalho conjunto entre empreendimento, prefeitura (com participação das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura, Governo, e Desenvolvimento Econômico e Trabalho) e a startup contratada pelo município, a NeoCiclo, responsável pelo assessoramento aos produtores.  

“É um momento muito feliz para nós da Di Helena”, contou a proprietária Andréa Bueno. “Queremos levar nosso doce de leite aos mercados de Curitiba, para outras cidades e Estados do Brasil”, contou a produtora, ao informar que através do programa AgroBR, a empresa já estuda inclusive a comercialização via exportação. 

SELO SIM – Na tarde desta terça-feira também foi realizada a entrega do 3º Selo SIM ao Açougue GES, na Borda do Campo, dos proprietários Silvanir Kaiser Reolon e Gelson Reolon, que também se adequaram às normas, permitindo a ampliação do seu nicho de comercialização. 

Na reunião de entrega, estiveram presentes o prefeito Loreno Tolardo; os produtores e empreendedores André e Rubens Bueno; e Silvanir e Gelson Reolon; o secretário de Governo, Paulo Cesar de Lima Junior (Juninho); a representante da Vigilância em Saúde, Juliana Dequeche; a chefe de divisão de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eloisa Prehs Montrucchio; os sócios-diretores da NeoCiclo, Marcus Fusco e Lorena Teixeira; a médica veterinária e consultora Gabriele De Jong; representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura; e o vereador Edson dos Santos Paula. 

COMO OBTER – Produtores do município, que atuam com produtos de origem animal, ainda que em pequena escala, também podem requerer o Selo SIM, e a partir dele o Selo Arte. Basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal.