• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Conselho Municipal de Saúde realiza plenária sobre a saúde do trabalhador

 

Publicado em: 18/03/2025 15:50 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

O Conselho Municipal de Saúde de Quatro Barras realizou na última quarta-feira (12) a plenária sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora. Na ocasião foram discutidos os eixos temáticos e escolhidas as propostas que serão apresentadas nas conferências regional e estadual que acontecerão respectivamente em 25 de março e 10 e 11 de junho, em Curitiba. Também foram eleitos os delegados que representarão o município nas conferências. 

Durante uma palestra, a enfermeira Angélica Lopes da Cruz apresentou aos participantes o serviço de vigilância em saúde do trabalhador, da Secretaria Municipal de Saúde. Após a apresentação, foi aberto o debate dos eixos temáticos e posterior votação das propostas que farão parte das conferências regional, estadual e nacional.

Confira os eixos e propostas:

Eixo 1 - Política Nacional de Saúde do trabalhador e da trabalhadora:
Proposta adotada: Criar e elaborar um canal oficial de denúncia/reclamações/sugestões /elogios, com protocolo e comunicação direta com o Ministério Público do Trabalho, juntamente com elaboração de cartilhas para trabalhadores e trabalhadoras, com possível acompanhamento pelo portal da transparência. 

Eixo 2- As Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e Trabalhadora:
Proposta adotada: Divulgação de informação sobre direitos dos trabalhadores informais. Fazer divulgação e palestras em escolas de ensino médio e cursos profissionalizantes para jovens a caminho do primeiro emprego.

Eixo 3- A Participação Popular na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para o Controle Social:
Proposta adotada: Implementar, aplicar e executar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras independentemente da classe.

As propostas elencadas na plenária serão apresentadas na Conferência Regional e Estadual com intuito de fortalecer uma política pública que repercuta na efetivação do acesso à saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde. 

A enfermeira Angélica Lopes da Cruz, que é a responsável técnica da Vigilância em Saúde do Trabalhador no município, ponderou que “o maior desafio é a falta de conhecimento por parte dos trabalhadores, tanto sobre seus direitos quanto da existência de um serviço que vise a promoção da saúde no ambiente de trabalho”. A junção de propostas em todo o país deve fortalecer as ações, convergindo anseios e melhorias no acesso à saúde do trabalhador.


Imagens


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.