• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Em primeira ação do ano, programa Pet Joinha realiza a castração gratuita de 120 animais

 

Publicado em: 26/03/2025 17:31 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

A Prefeitura de Quatro Barras realizou no último sábado (22) a primeira edição do Pet Joinha 2025 - o Programa Municipal de Controle de Zoonoses. Foram castrados, gratuitamente, cerca de 120 animais, entre cães e gatos. 

Uma semana antes, equipes da Vigilância Ambiental de Saúde, da Secretaria de Saúde, realizaram uma ação de cadastro de pessoas interessadas, onde também foram passadas as orientações do pré e do pós-operatório. Nesta edição, o programa abriu 60 vagas para moradores inscritos no CadÚnico, 40 vagas para protetores de animais e outras 20 para fila de espera. 

A médica veterinária da Prefeitura, Juliana Dequeche, disse que o objetivo do programa é fazer o controle populacional de animais e, principalmente, reduzir a transmissão de doenças infecciosas à população.

“Mais de 60% das doenças infecciosas em humanos são transmitidas por animais. A castração, além de contribuir para o controle populacional de cães e gatos, também tem um papel importante na redução de mordeduras, já que os animais ficam mais dóceis e menos sujeitos à fuga. Com o Pet Joinha, reduzimos o atendimento antirrábico nas Unidades de Saúde e trabalhamos um conceito de Saúde Única”, afirmou Juliana.

As castrações foram realizadas em uma unidade móvel da empresa Clinicão, vencedora da licitação para prestação dos serviços. O atendimento ocorreu na Subprefeitura Distrital da Borda do Campo. 

A moradora do Florestal, Ana Maria Miranda, aprovou a iniciativa. “Hoje eu trouxe uma gatinha e uma cachorrinha. Acho muito importante esta ação porque nem todas as pessoas têm condições de pagar a castração. Fiquei feliz pela ação”, disse ela. 

Segundo informações da Secretaria de Saúde, esta é a primeira ação do Pet Joinha, mas outras quatro já estão programadas para o ano.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.