Fortalecer a igualdade de direitos e o combate ao preconceito, além de valorizar a pluralidade das raças e etnias, foram alguns dos objetivos do evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, promovido na última sexta-feira (29) pela Prefeitura Municipal de Quatro Barras.
Organizado pela Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, o evento ofereceu um debate acerca do tema, com a presença da secretária da pasta, Ieda Tolardo; da juíza diretora do Fórum de Quatro Barras, Dra. Rita Borges de Área Leão Monteiro; do promotor de Justiça e palestrante, Dr. Rafael Osvaldo Machado Moura; da presidente do Conselho de Promoção de Igualdade Racial, Joseli Mendonça; do representante da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Eduardo de Oliveira Filho; do presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado, Aloísio Justino do Nascimento; e do palestrante professor Celso Pardinho.
Também esteve presente a representante da Escola Abadá - Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte, de Piraquara, professora Patrícia, que fez um breve relato do trabalho desenvolvido pela instituição.
Ao longo das palestras, ministradas durante a noite, pelo professor Celso Pardinho e pelo promotor de Justiça, Dr André de Araújo, foram destacados a luta histórica de negros contra o preconceito e a necessidade de buscar a igualdade de direitos em todos os campos de atuação da sociedade.
"Não podemos mais conceber que, em meio a tantos avanços sociais e tecnológicos, ainda exista distinção entre as pessoas por conta de sua cor. É justamente esta pluralidade que enriquece nosso país. A igualdade de direitos é um tema urgente e sempre será foco do nosso trabalho", disse a secretária Ieda.