Divididos em eixos, grupos apresentaram propostas que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional
Quatro Barras sediou ontem (27) a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, tendo como tema-chave a "Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica". O agravamento da crise climática e necessidade, cada vez mais urgente, de um modelo de desenvolvimento de baixa emissão de gases de efeito estufa estiveram no centro das discussões do evento.
Em todo o país, as conferências vêm buscando debater medidas para este momento desafiador da história, para reduzir as emissões e minimizar os efeitos já visíveis do aquecimento global e seus impactos nas comunidades. As discussões incluem a revisão de condutas humanas, como hábitos de consumo da população, buscando menor geração e melhor destinação de resíduos.
“A conferência é uma oportunidade para ouvir as pessoas, entidades, profissionais do setor, enfim, para oferecer um amplo espaço de debate e de formulação de propostas. É, na prática, uma junção de esforços a favor do meio ambiente”, disse o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal de Quatro Barras, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto.
Ao longo do evento, o público pôde acompanhar as palestras ministradas pela engenheira ambiental e sócia-proprietária da empresa de consultoria Sinergia Engenharia de Meio Ambiente, Juliana de Moraes Ferreira, que tratou sobre a inventariação de carbono nas empresas; pela analista ambiental da Sinergia Engenharia de Meio Ambiente, Karoline de Souza Cardoso, que tratou sobre a inventariação de carbono nas cidades; e pela mestre em Meio Ambiente pela UFPR e advogada, Nicole Voltarelli Amador, que discorreu sobre os desafios e oportunidades da legislação das mudanças climáticas.
Os participantes da conferência ainda foram divididos em cinco grupos para tratar sobre os eixos de discussão - Mitigação das emissões de gases de efeito estufa; Adaptação e preparação para desastres climáticos; Justiça climática e inclusão social; Transformação ecológica e desenvolvimento sustentável; e Governança e educação ambiental.
Os eixos temáticos serviram de base para as discussões e elaboração de propostas que serão levadas para as etapas estadual e nacional. Também foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual da conferência.