Secretaria da Mulher de Quatro Barras participa da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres

Publicado em: 01/07/2024 10:35 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

A Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos de Quatro Barras integrou o movimento “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”, criada para fomentar o diálogo entre secretarias municipais, estaduais e federal para o assessoramento, capacitação e co-financiamento aos municípios para valorização das mulheres, redução das desigualdades, fomento ao protagonismo e o empoderamento feminino.

A secretária da pasta Ieda Tolardo, a servidora Elaine Kalinski e guarda municipal Manuela Skodowski da Cruz, que atua nas medidas protetivas, estiveram em Foz do Iguaçu no final de junho, para a segunda temporada do evento, coordenado pelo Governo do Paraná.

O encontro reuniu autoridades do Estado, entre elas o governador Ratinho Junior, e a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre dal Ponte, entre várias lideranças atuantes no tema.

A secretária da pasta, Ieda Tolardo, disse que Quatro Barras já esteve presente na primeira temporada da caravana, realizada em Curitiba. “Ao participar da caravana vemos o quanto já avançamos, com a Lei do CRAM, do Fundo Municipal e com a criação da Secretaria da Mulher. Este conjunto de ações hoje nos permite angariar recursos voltados à mobilização, blits, palestras e campanhas de conscientização, um trabalho de suma importância e com foco preventivo”, disse ela.

Desde o ano passado, a transferência fundo a fundo já possibilitou a destinação de dois montantes ao município, um no valor de R$ 105 mil e agora um novo repasse no valor de R$ 70 mil, oriundos da SEMIPI.

“É muito gratificante ver o grande engajamento do Estado e o olhar de atenção às mulheres que se fortalece continuamente. Temos avançado muito e ainda há muito a avançar. Quero agradecer também a visão do prefeito Tolardo por entender que esta é uma pauta essencial, principalmente frente aos números elevados de violência contra a mulher. Juntos, mobilizados, podemos atuar de forma preventiva e evitar o pior”, disse a secretária Ieda. “Estamos fortemente engajados neste sentido”, finalizou.

Ao longo do mês de julho, a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos vai coordenar uma ampla campanha de combate ao feminicídio.