O município de Quatro Barras recebeu do Governo do Estado, nesta quinta-feira (25), 140 doses de vacina contra o coronavírus. Com a nova quantia, a expectativa é vacinar 100% dos idosos de 85 anos ou mais e 20% dos idosos com idades entre 80 e 84 anos.
A estratégia para esta campanha de imunização é a realização do sistema drive-thru, que ocorrerá entre 9h e 16h de segunda-feira (01) na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Sede, em frente ao terminal rodoviário, no Centro de Quatro Barras.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os idosos não tenham a necessidade de descer do veículo para receberem a vacina.
Para os idosos que não tiverem a possibilidade de chegar até o local embarcados em automóveis, o atendimento será realizado pelas equipes em uma tenda, montada na área externa da UBS.
Contudo, a fim de evitar aglomerações no local da imunização, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que o atendimento nas tendas será destinado exclusivamente aos que não tiverem condições de serem conduzidos até a UBS com o transporte de automóvel.
A campanha que tem início na segunda-feira é destinada, especificamente, para idosos com 85 anos de idade ou mais, que ainda não receberam a primeira dose da imunização.
Idosos da mesma faixa etária que já receberam a primeira dose devem aguardar o contato para a segunda etapa, a qual está prevista para ocorrer a partir da segunda semana de março.
Idosos com idade inferior a 85 anos devem evitar a busca por atendimento nesta segunda-feira (01), já que não serão vacinados na ocasião.
Já na terça-feira (02), inicia-se a campanha de vacinação destinada ao público de 84 anos ou mais, e assim se dará a sequencia diariamente enquanto houver doses disponíveis.
É importante salientar que idosos com idade superior a 80 anos que se encontrem acamados deverão realizar contato - ou que seus tutores o façam - com a sua Unidade Básica de Saúde de referência (onde já é habitualmente atendido) para informar suas condições de saúde. Desta forma, será possível o agendamento da vacinação em domicílio. Esse contato deve ser realizado o quanto antes junto a UBS.
Ainda não há previsão de conclusão do calendário de vacinação dos demais profissionais de saúde e idosos de demais faixas etárias. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que ambos os públicos estão classificados como grupos prioritários, de modo que receberão a dose e serão informados assim que o município estiver de posse dos imunizantes.