• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras é opção para turismo e lazer nas férias

 

Publicado em: 31/01/2020 09:52 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Quatro Barras é opção para turismo e lazer nas férias

O Caminho do Itupava, com extensão de 22 km, é um dos atrativos da cidade

Com o período de férias aumenta-se a procura de pontos turísticos e atrações para toda a família. A formação histórica e natural de Quatro Barras permitiu a concentração de diferentes atrativos dentro do município, tornando-se opção de lazer para todas as idades.

Um dos pontos mais visitados no município é o Caminho do Itupava, percorrendo uma extensão de 22 quilômetros de trilhas e estradas entre o distrito de Borda do Campo e Morretes, na região litorânea paranaense. Só no passado, 24.886 turistas visitaram o local, segundo levantamento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) . 

Localizado no Parque Estadual Serra da Baitaca, o Caminho do Itupava foi aberto entre 1625 e 1654 por indígenas e mineradores, servindo como único trecho possível entre o litoral do Paraná e a região de Curitiba.

A riqueza da biodiversidade pode ser notada além da Mata Atlântica que preenche o local. Sua extensa fauna nativa com bugios, arapongas, serelepes, raposas, sussuaranas, jaguatiricas, tucanos, pica-paus e beija-flores permite o contato próximo com a natureza em um estado de mínima interferência humana.

Marcado por diferentes estruturas que narram parte da história e geografia de Quatro Barras e do Estado, o caminho possui como atrativos a cachoeira do Rio Capitanduva, o morro Pão de Loth (com 1.283 metros de altitude), a Casa do Ipiranga (símbolo da ferrovia Curitiba-Paranaguá, inaugurada no século XIX), a estação Véu de Noiva e o Santuário Nossa Senhora do Cadeado.

A proximidade do município com Curitiba permite a visitação constante por diferentes nacionalidades. Alemães, argentinos, chilenos, espanhóis, estadunidenses, ingleses e russos fizeram parte dos quase 25 mil visitantes cadastrados no caminho durante 2019.

As trilhas são autoguiadas e roteirizadas por médias de tempo fixas. Para mais informações basta entrar em contato com o Departamento de Turismo pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8850. Visite e se encante com a diversidade cultural quatro-barrense!
 


Imagens