Criadas em 2011, as esculturas em formatos de caramujos dispostas no Parque do Lago tomam inspiração do “crescimento harmônico da natureza”. A citação é de Marcelo Santos “Bonga”, criador das obras.
Morador da região da Serra da Baitaca, em Quatro Barras, o escultor emprega a técnica de soldagem de aço a partir de sucata sem aproveitamento. Os trabalhos em escultura foram iniciados em 2010, quando Bonga participou de concursos na estância balneária de Cascais, em Portugal. Desde então, o trabalho segue aplicado com os materiais pelo artista, que também é técnico mecânico.
As obras expostas no Parque do Lago suscitam diferentes interpretações de acordo com a perspectiva em que são encaradas. Embora a harmonia natural observada por Bonga seja a tônica de seus trabalhos, são os diferentes pontos de vista proporcionados pelas esculturas em espiral que intensificam sua proposta de reutilização material, em comum com a beleza oferecida pelo Parque do Lago a partir da preservação ambiental.
As esculturas podem ser conferidas no Parque do Lago, situado na Rua Nilo Fávaro (entrada principal pelo Centro de Quatro Barras), em anexo à praça Osvaldo Rehder Ferreira. A entrada é aberta ao público todos os dias, das 6h30 às 20h.
O Parque do Lago foi inaugurado pela Prefeitura em novembro do ano passado e atrai centenas de visitantes pelo seu patrimônio natural e cultural.