Evento acontece na próxima terça-feira (20), às 18h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação
A Prefeitura de Quatro Barras, através da Secretaria de Assistência Social e Cultura, lança na próxima terça-feira (20) o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, um avanço importante para o atendimento de crianças em situação de risco e vulnerabilidade.
O Programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente.
O acolhimento tem caráter provisório, até que a criança retorne à família biológica ou substituta. Casais, mulheres e homens podem ser acolhedores. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento.
Saiba mais sobre o programa, sua amplitude e benefícios neste encontro de lançamento que é aberto ao público. A programação inicia às 18h30 e contará com a palestra "O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora", ministrada pela palestrante Tatiane Katzer. Participe!
Dados sobre o programa:
O QUE É O SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA?
É uma modalidade de serviço em caráter provisório ofertado a crianças e adolescentes que estão sob medida de proteção.
QUEM É FAMÍLIA ACOLHEDORA?
A família Acolhedora é uma pessoa ou família, previamente cadastrada, selecionada e capacitada, que se dispõe a acolher crianças e adolescentes que foram afastados do convívio com sua família de origem e estão sob medida protetiva.
POR QUE É NECESSÁRIA A EXISTÊNCIA DO SERVIÇO?
Em situações excepcionais, algumas crianças e adolescentes precisam ser afastados do convívio com suas famílias porque tiveram seus direitos violados, ou seja, sofreram negligencia, violência (física, psíquica, ou sexual) ou abandono. Essas crianças e adolescentes são público alvo do acolhimento familiar, pois apesar do afastamento da família de origem, eles precisam de afeto, carinho e cuidado.
É importante salientar que, para ser selecionada, a família irá passar por avaliação psicossocial da equipe técnica do Serviço de Acolhimento Familiar.