45 anos da Biblioteca Municipal Princesa Isabel

Publicado em: 06/09/2018 08:25 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

45 anos da Biblioteca Municipal Princesa Isabel

Convidados especiais participam das homenagens aos 45 anos da Biblioteca Municipal Princesa Isabel

A Biblioteca Municipal de Quatro Barras, Princesa Isabel, completou  o seu quadragésimo quarto aniversário. Símbolo da cultura quatrobarrense a biblioteca foi o primeiro equipamento cultural do município.

Inaugurada na gestão do então prefeito Carlos Milani, a biblioteca funcionava em uma escola do distrito de Borda do Campo. Em 7 de agosto de 1970 através de uma força tarefa entre a prefeitura e a comunidade aconteceu a transferência  da biblioteca para uma casa no centro. O imóvel ficava no local em que atualmente encontra-se o Paço Municipal.

Em 1973 foi oficialmente instituída pela lei 07/1973, livro de leis n° 1 folha 10 a biblioteca Princesa Isabel, a gestão da época, prefeito Aníbal Borba Cordeiro. O nome Princesa Isabel foi escolhido em um concurso pelos alunos da rede municipal. A partir dessa lei, em 1978 foi construída com recursos próprios a atual sede da biblioteca municipal,  na primeira gestão do prefeito João Carlos Creplive. Desde a promulgação da lei que a biblioteca municipal está subordinada ao Departamento de Cultura.

A Câmara de vereadores fez uso da biblioteca como sede do poder legislativo entre os anos de 1982 até 2000. Uma ampla reforma foi promovida em 1983 pelo então prefeito, Edison Wilmar Repinoski.

As primeiras bibliotecárias,  Nereide Proença e Maria Veloso Crozetta, Célia Andreatta Ribeiro, deixaram um legado para as atuais gerações. Atualmente as bibliotecárias Fátima Moukaddem e Leonice do Rocio Vidolin, cuidam com muito carinho do acervo que possui mais de quinze mil livros e conta com mais de 2415 leitores cadastrados, desses, pelo menos mil e duzentos são assíduos. Em média são 45 a 50 atendimentos diários.

A biblioteca  mantém a tradição de contação  de histórias para crianças. Os temas são encenados para criar um espaço lúdico e mágico no universo da leitura. O pequeno Kauã Kaffer de Souza de apenas 4 anos de idade vem todas as semanas acompanhado da avó, Eva Kaffer Souza buscar os dez livros que podem ser retirados por vez. O menino é um dos mais jovens leitores do município. Ele percorre as estantes e escolhe os próprios livros.

A tarde serviu para homenagens especiais aos escritores locais, o poeta Antônio Borba Cordeiro e a professora Isa Engel. A escritora participa da Câmara Brasileira de Jovens Escritores e do projeto Livros sem Fronteiras. Isa Engel  tem publicados cinco livros e  mais de cem colaborações em coletâneas. “Foi muito emocionante participar desse momento de cultura em nosso município. É gratificante para um escritor participar de uma homenagem como esta”, disse Isa.

A secretária de Assistência Social e Cultura, e primeira dama, Adriane Gomes Andreatta, agradeceu aos profissionais que ao longo desses quarenta e cinco anos guardam um pouco da história do município. “Nossa gratidão a todos que colaboram para a preservação do nosso patrimônio cultural, a biblioteca Princesa Isabel. Obrigada a cada um de vocês por estarem hoje aqui nesse momento tão especial para todos nós. Quantas lembranças boas todos temos daqui”, lembrou Adriane.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) lembrou que ele, ainda criança passava horas na biblioteca fazendo trabalhos escolares enquanto aguardava o transporte para voltar para a Borda do Campo. “Foi aqui que tomei gosto pela leitura que preservo até os dias de hoje. Sempre que posso leio para minhas filhas antes de dormir. Também foi aqui que li a história de Romeu e Julieta, e descobri que sou um homem romântico. Hoje como gestor  posso garantir que tão logo seja possível vamos ampliar esse espaço e tornar a biblioteca um lugar ainda mais aconchegante para nossos leitores”, disse o prefeito. A tarde lúdica em homenagem aos 45 anos da Biblioteca Princesa Isabel terminou com um belíssimo recital de violino do jovem músico João Jordano.