Instituto apresentou nesta terça-feira (17) a nova edição do Índice de Desempenho Municipal (IPDM). Quatro Barras lidera ranking de qualidade de vida na Região Metropolitana de Curitiba e está em 3º lugar no Paraná no quesito Emprego e Renda
Quatro Barras foi um dos municípios-destaque na pesquisa divulgada nesta terça-feira (17) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, o Ipardes.
O município está na 4ª posição no Paraná com melhor qualidade de vida, no 1º lugar em qualidade de vida na Região Metropolitana de Curitiba; e no 3º lugar - no Estado - no indicador de geração de empregos e renda.
Os indicadores fazem parte da nova edição do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), que mede a qualidade de vida nas 399 cidades paranaenses. O índice avalia o desenvolvimento socioeconômico dos municípios nos quesitos Emprego e Renda, Educação e Saúde, tendo como ano-base 2022.
A presença de Quatro Barras no Top 5 da classificação em todo o Estado, com a avaliação de Alto Desempenho no índice, foi comemorada pelo prefeito Loreno Bernardo Tolardo. “É motivo de muita alegria ver a escala evolutiva de Quatro Barras, que hoje é a 4ª melhor cidade do Paraná para se viver e a 1ª da Região Metropolitana de Curitiba. Isso demonstra que as políticas públicas vêm dando certo, o que nos motiva ainda mais para seguirmos avançando”, disse Tolardo.
O prefeito frisou ainda as políticas voltadas à geração de emprego e renda, que sempre foram e são bandeiras da gestão, e o reflexo positivo destas ações no desenvolvimento socioeconômico do município. Não por acaso, Quatro Barras hoje ocupa a 3ª posição no Estado do Paraná no indicador Renda, que leva em conta a remuneração do trabalho, o número de empregos formais (carteira assinada) e a produção agropecuária.
“Sempre entendemos que o emprego é o agente propulsor de desenvolvimento, de melhoria da qualidade de vida. É o que traz autonomia e dignidade às famílias. Por isso, nossa bandeira sempre esteve atrelada a este setor, com políticas incisivas para atração de empresas e fomento ao empreendedorismo”, concluiu Tolardo.