Crianças participam da 1ª Simultânea de Xadrez do Programa Mais Educação

Publicado em: 22/08/2017 09:37

Dezesseis alunos das escolas municipais de Quatro Barras participaram na última sexta-feira (18) da 1ª Simultânea de Xadrez do Programa Mais Educação - uma estratégia para ampliar o aprendizado com atividades e oficinas nos períodos de contraturno escolar. No evento, os alunos competiram com o enxadrista Pedro Meirelles, mostrando o que aprenderam nos últimos quatro meses de prática do xadrez.

Meirelles, que pratica a modalidade desde os 5 anos, disse que a simultânea traz um aprendizado muito grande porque estimula os alunos a jogar nos moldes de um torneio, com um adversário diferente do habitual. "O xadrez agrega muito, principalmente nesta fase, estimulando a concentração, a análise e a confiança, que podem ser aplicadas em tudo no nosso dia a dia", disse.

As crianças tem entre 6 e 12 anos. Na simultânea, além de testar suas habilidades, os alunos receberam certificados e medalhas pela participação, e ainda surpreenderam por seus resultados. "Eles foram muito bem, mostraram o conhecimento das regras, concentração e foram além das expectativas", disse o professor de xadrez da Prefeitura, Julio Domingos.

Ele conta que o grupo já participou de outras duas competições neste ano e que terá em breve outra pela frente. No dia 18 de novembro, eles vão competir no Desafio Xeque-Mate promovido pela Federação Paranaense de Xadrez, no SESC Portão, em Curitiba. Mais de 1.100 competidores já estão inscritos. De Quatro Barras serão mais de 60 crianças.

"O xadrez é uma ferramenta incrível para a concentração, a curiosidade, a memória e uma aliada para o aprendizado de estatística e matemática. São muitos benefícios nessa fase de formação", contou Julio. As aulas de xadrez acontecem todas as terças, quartas, quintas e sextas no pólo do Mais Educação, da Secretaria Municipal de Educação, em Quatro Barras.

Na simultânea também estiveram presentes os coordenadores do Programa Mais Educação e de Educação Física, Lucas Reis e Scheila Rosa, e o pai voluntário Jeferson Messias dos Santos.