Celebração de décadas: Missa da Paz é realizada no cume do Morro Samambaia; tradição já perdura por 73 anos

Publicado em: 02/05/2023 15:35 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Na manhã desta segunda-feira, 1º de maio, cerca de 350 pessoas oraram pela paz no Parque Estadual da Serra da Baitaca

Considerado um dos eventos mais tradicionais de Quatro Barras - realizado há mais de sete décadas -, a Missa da Paz foi celebrada nesta segunda-feira, 1º de maio, no cume do Morro Samambaia, no Parque Estadual da Serra da Baitaca, uma das unidades de conservação ambiental do Estado.

Aproximadamente 350 pessoas percorreram a trilha que inicia no campo de pouso de asa-delta até o cume do morro - um trajeto que leva em torno de uma hora. O início da subida foi marcado por intensa neblina, que mais tarde cedeu ao sol, garantindo uma bonita vista do território quatro-barrense.

Lá do alto, a missa foi celebrada pelo padre Carlos Santos da Silva, da Paróquia São Sebastião, que destacou o momento especial de orar pela paz, no cume do morro. “A oração no morro traz proximidade, é uma celebração especial. Momento de orar pela paz, além de recordar São José Operário, em alusão ao Dia do Trabalhador”, contou o padre.

Moradores da cidade e também visitantes participaram do evento religioso. A caminho de completar 71 anos, a moradora de Piraquara, Soeli da Cruz Valenga percorreu a trilha ao lado da filha, Ana Claudia, e disse que mesmo com os desafios de subir a trilha, bastante úmida, todo o esforço valeu a pena. “A celebração compensou toda a subida. A santa missa, a natureza, a vista lá de cima, foi tudo maravilhoso”, disse ela.

Josuel Ramos, que mora em Campina Grande do Sul, trouxe a filha Gabriela, de 8 anos, para participar da missa pela primeira vez. “Aproveitamos este momento para conhecer este local de celebração tão bonito”, afirmou Josuel.

PARCERIAS – Todos os anos, várias entidades se unem para realizar a Missa da Paz. Além da parte religiosa, coordenada pela Paróquia São Sebastião, um trabalho de bastidores já acontece dias antes do evento.

Equipes da Prefeitura Municipal de Quatro Barras, da Secretaria de Infraestrutura, realizaram ações de limpeza e manutenção da trilha, além de roçadas nas vias que dão acesso ao parque. O evento também contou com ações integradas da Secretaria de Cultura e Turismo; da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Defesa Civil; e das secretarias de Ordem Pública e Segurança, com efetivo da Guarda Municipal, e da Saúde, que disponibilizou uma ambulância em todo o período do evento.

Entre os parceiros também estiveram o Instituto Água e Terra (IAT), Corpo de Bombeiros (GOST) e voluntários.

O prefeito Loreno Tolardo disse que é motivo de satisfação participar da organização de um evento tão tradicional da cidade. “A missa faz parte da história de Quatro Barras e é testemunha de períodos de superação e de fé. Um evento muito especial, principalmente pelo local e pelo motivo que é celebrada”, destacou o prefeito.

HISTÓRIA – Há 73 anos, logo após a Segunda Guerra Mundial, moradores da Borda do Campo e de outras regiões do município - em parte imigrantes - subiam o morro para rezar pela paz, nesta época marcada por conflitos. A tradição desde então tornou-se uma celebração anual no município, cuja finalidade, mesmo sete décadas depois ainda permanece atual.