Iniciativa criada pela Secretaria Municipal de Saúde visa reduzir mordeduras e os riscos à saúde humana
Criado para reduzir os riscos de transmissão de doenças entre animais e pessoas – as chamadas zoonoses – o Programa PetJoinha, de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Barras, realizou duas ações de castração de cães e gatos nesta segunda-feira (27) e terça-feira (28).
Ao longo das ações, 80 animais foram castrados e microchipados gratuitamente. Protetoras do município, famílias inscritas no CADÚNICO e pessoas interessadas fizeram, previamente, um cadastro junto à secretaria, para análise e adesão ao programa. Foi o caso do morador do bairro Palmitalzinho, Paulo Sérgio dos Santos, que trouxe a cadela Aruna e o filhote Yuri, para serem castrados. Paulo avaliou a iniciativa de forma bastante positiva. O programa ainda prevê orientações para o pós-operatório dos animais.
O PetJoinha foi criado pelo Departamento de Projetos da Secretaria de Saúde, com a proposta de reduzir os índices de mordeduras e a transmissão de doenças aos cidadãos. “A mordedura de animais é a principal estatística e causa da administração de vacinas antirrábicas”, disse a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Juliana Dequeche.
O prefeito Loreno Tolardo disse que a medida visa assegurar a proteção à saúde humana, reduzindo o número de animais nas ruas e o ataque a cidadãos. “A castração é uma política bastante efetiva no controle populacional. Com isso, é possível reduzir mordeduras e ataques a humanos, além de controlar a transmissão de doenças. É um programa amplo e de efeito importante”, avaliou Tolardo.
INSCRIÇÃO – Pessoas interessadas em inscrever seu cão ou gato no Programa Municipal de Controle de Zoonoses - o PetJoinha - devem preencher um formulário no Setor de Protocolo da Prefeitura ou fazer o cadastro digitalmente pelo link: https://forms.gle/uWLDvcKEn8uKMkiT7.
A próxima ação do PetJoinha está prevista para o mês de abril. Mais informações, entre em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8863.