• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Em projeto de arborização lançado pela Prefeitura, árvores recebem o nome das crianças que as plantaram

 

Publicado em: 27/09/2021 17:09 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Ação "Adote uma árvore" encerra ciclo de atividades em comemoração ao Dia da Árvore, mas não para por aqui. Projeto será estendido para outras regiões e bairros da cidade
    
Acreditando no papel transformador de projetos realizados com a união de Poder Público e comunidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura lançou um projeto piloto de arborização com o envolvimento direto de crianças moradoras das localidades. 
    
A ação "Adote uma árvore" teve início neste sábado (25) na Rua Rosemiro Alves de Paula, no bairro Jardim Patrícia, onde 22 crianças realizaram o plantio de mudas nativas como ipês, pitangas, gabirobas, cerejeiras e angicos. Mas o projeto não se resume ao plantio. Ao adotarem as árvores, as crianças também assumem outra tarefa importante: serão elas as responsáveis pelos cuidados pós-plantio.
    
"Cada árvore recebe o nome da criança que a plantou. É um projeto a muitas mãos, que tem um forte engajamento da comunidade", contou a engenheira ambiental da Prefeitura e diretora da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Thayoná Souza de Oliveira. 
    
As mudas foram fornecidas pela Prefeitura e pelo Rotary Clube de Quatro Barras, que também apóia o projeto. A escolha pela rua também não foi por acaso. O final da via era utilizado frequentemente para descarte irregular de resíduos, principalmente da construção civil.     
    
"O projeto de arborização vai priorizar ruas como esta, em que esteja ocorrendo descarte de resíduos, ou pouco arborizadas ou com pouco sombreamento", disse Thayoná. 

Instruções
Antes do plantio propriamente dito, um trabalho técnico de bastidor já ocorre previamente. Profissionais da Secretaria de Meio Ambiente fazem uma análise da tubulação local, da fiação elétrica e das calçadas, para que as futuras árvores não prejudiquem a infraestrutura urbana.
    
Antes da ação também são passadas informações às crianças e aos pais sobre as técnicas de plantio e sobre a frequencia e horários ideais para as regas. 
    
Além de colaborar para ruas e bairros mais verdes, limpos e arborizados, o projeto idealizado pela Prefeitura também visa atrair animais silvestres, recompondo a fauna local. "Queremos que as crianças acompanhem o crescimento e o desenvolvimento das árvores. Em dois ou três anos elas já poderão ver as flores e a frutificação destas espécies", destacou a engenheira.    
    
Já na tarde de sábado, as equipes da secretaria receberam fotos das primeiras ações de cuidado dos moradores, mostrando a mobilização da comunidade, que abraçou a causa.