A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude do Município de Quatro Barras informa que, na data de 09 de abril de 2025, foram dedetizadas (06) seis Escolas Municipais, após o término das aulas, às 17h30.
Segundo informações da empresa prestadora do Serviço de Dedetização, o espaço escolar deveria aguardar o prazo de 06 horas para utilização; prazo este respeitado em todos os seis ambientes educacionais.
Infelizmente, na manhã deste dia 10 de abril de 2025, algumas crianças e servidores da Escola Municipal Izair Lago, apresentaram irritação cutânea; situação esta que motivou a dispensa de alunos e servidores do local. Os sintomas ocorreram somente na escola citada e o Município informa que já adotou todas as providências e auxílios aos envolvidos, através da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.
O Departamento de Vigilância em Saúde informou que a possível irritação cutânea teve como agravante uma falta d’água que afetou a Escola Municipal Izair Lago nesta madrugada do dia 10/04/2025, decorrida do rompimento de um cano de abastecimento da Sanepar. De forma imediata foi solicitado um caminhão pipa para a escola.
Em virtude dos casos relatados e ao fato da Sanepar não firmar prazo para reestabelecimento do fornecimento d’água, as aulas serão suspensas nos dias 10/04/2025 e 11/04/2025.
O prestador do serviço foi comunicado e informou que realizou o mesmo serviço nas escolas do município em novembro de 2024 e não houve nenhum problema naquela ocasião.
A empresa também efetuou contato com o químico e responsável técnico do fabricante (Insetmax) do produto em busca de possíveis causas da alergia desencadeada repassando que:
* o produto é domissanitário e com registro no Ministério da Saúde sob o n° 3.2781.0085 e lote 031/2024 com fabricação em 12/2024 e validade até 12/2026, e legal para o uso em estabelecimentos industriais, de saúde, de ensino e residências.
* A dosagem usada foi a recomendada em rótulo.
* A dedetização foi realizada dentro dos padrões legais e técnicos, visando locais específicos para o controle de pragas especificas.
* O fabricante pede (em ficha de segurança) isolamento de 06 horas sem pessoas no local após a aplicação. Depois desse período pode proceder com a reentrada sem riscos.
No caso da escola, o tempo sem pessoas foi de 12 horas em média.
Ao todo, cerca de 40 pessoas, entre adultos e crianças foram atendidos na Unidade Básica de Saúde, sem necessidade de encaminhamento ao Pronto Atendimento. Todos passam bem, com registro de sintomas leves, na pele.
Neste momento, a Vigilância em Saúde do município apura todos os fatos e possíveis fatores que influenciaram na situação em decorrência da anormalidade do acontecido. A Prefeitura também se coloca à disposição para todo suporte necessário.
Atualização em 14.04.2025
Informamos que após desinfecção e limpeza nas instalações da escola, na sexta-feira e também no sábado, as aulas foram retomadas nesta segunda-feira, dia 14 de abril de 2025. Todos os pais receberam comunicados referente ao retorno das aulas na data de hoje.
Nenhum caso alérgico foi reportado nas outras cinco escolas dedetizadas.