Borda do Campo recebe a 3ª edição da Festa do Canteiro

Publicado em: 05/06/2024 12:02 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Evento criado para homenagear canteiros da cidade registrou sucesso de público no domingo

A Festa do Canteiro chegou no último domingo (2) à sua 3ª edição no distrito de Borda do Campo, em Quatro Barras – o berço da cantaria na cidade, de onde vieram as pedras que pavimentaram e levaram desenvolvimento ao município e também às cidades de entorno, inclusive a capital Curitiba.

Foi para homenagear estes profissionais, que até hoje desenvolvem com habilidade esta atividade, que a festa passou a integrar o calendário oficial de eventos no município. Com promoção da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a festa acontece no Dia do Canteiro, estabelecido em lei pelo vereador Edson dos Santos Paula (Negão).

No domingo, uma ampla estrutura, com várias atrações movimentou a região. Já pela manhã, cerca de 500 pessoas participaram da caminhada ‘Cantarias do Anhangava’, um circuito que totaliza mais de 8 km em uma das regiões mais bonitas e visitadas da cidade, nas imediações do Morro do Anhangava, passando por pedreiras da região.

A concentração dos participantes foi no próprio local da festa, no pátio da Subprefeitura da Borda do Campo. Lá uma estrutura com estandes da feira de artesanato e gastronomia, praça de alimentação, e um mega circuito de brinquedos infláveis, com 120 metros de extensão, já estavam à disposição do público.

O evento teve ainda costela fogo de chão e um repertório de shows locais e regionais. Subiram ao palco a banda Set List, os cantores Erick Baxuk, Cleiton Lima, e Márcio e Samuel, o tradicional grupo Os Bilias, finalizando a noite com o show acústico de Willian & Renan.

Quem participou da festa também pôde acompanhar de perto o trabalho dos canteiros, com demonstração das técnicas utilizadas para o corte manual das pedras.

O prefeito Loreno Bernardo Tolardo, o vice-prefeito Jarbas Mocelin e a secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin, acompanharam a programação e destacaram a importância da valorização dos canteiros.

“Estamos aqui hoje para homenagear os canteiros, que eram nossos avós, nossos pais, nossos familiares, que iniciaram o trabalho com a pedra lá no início do século 20. Durante toda a semana temos trabalhado para oferecer uma bonita festa às famílias”, disse Adriana.

Natural da Borda do Campo, o vice-prefeito Jarbas Mocelin, contou da alegria de participar do evento. “É uma satisfação estar aqui hoje, parabenizando as famílias, valorizando a nossa história e a nossa cultura. Quero agradecer todos os servidores e todas as pessoas envolvidas, que trabalharam para proporcionar esta bela festa”, afirmou Jarbas.

Ao dar as boas-vindas ao público, o prefeito Loreno Tolardo falou sobre a importância dos canteiros da Borda do Campo. “O trabalho da cantaria faz parte da nossa cultura e da nossa história. Foram estes profissionais que iniciaram o caminho do desenvolvimento e fortaleceram a economia do nosso município por décadas. É uma alegria estar aqui hoje”, disse Tolardo, ao parabenizar os canteiros.