• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Prefeitura amplia em 50% a oferta de exames laboratoriais

 

Publicado em: 24/05/2023 15:45 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Prefeitura amplia em 50% a oferta de exames laboratoriais

Crédito: Divulgação

Iniciativa ajuda a prevenir doenças e reflete na qualidade de vida da população

Nos últimos meses o município de Quatro Barras, por meio da Prefeitura Municipal, registrou um aumento de mais de 50% na oferta de exames laboratoriais para os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A elevação dos registros é reflexo dos investimentos da Secretaria de Saúde que, preocupada em fortalecer políticas públicas de saúde preventiva, garante, por consequência, maior facilidade, comodidade e praticidade aos munícipes. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Caio Luiz Tolardo, a iniciativa faz parte de uma tendência já em curso e que tem o propósito de tornar o apoio aos pacientes mais dinâmico e confortável. “Dando maior suporte e atenção à prevenção de doenças e medicina diagnóstica, conseguimos reduzir o aumento de casos mais complexos na saúde da população”, explica o titular da pasta.

Ainda conforme o secretário, não apenas aspectos relacionados à saúde, mas também à economia, apresentam resultados positivos com medidas planejadas desta forma. “O raciocínio é simples: se economizamos recursos prevenindo doenças mais graves que podem ser evitadas ou até detectadas já no começo com a ajuda de exames laboratoriais, sobra mais em caixa para investir em outras áreas da própria saúde”, pontua Dr. Caio Luiz Tolardo. 

O secretário lembra que praticamente todos os laboratórios de análise laboratoriais em Quatro Barras ou próximos ao município são conveniados à Prefeitura, facilitando a vida dos pacientes na hora de colher as amostras e retirar os resultados. 

Hemograma completo, dosagem de glicose, dosagem de colesterol, dosagem de hormônio, dosagem de ácido úrico estão entre os procedimentos mais comuns requisitados pelos médicos das UBS junto aos pacientes, os quais, por meio dos convênios com os laboratórios credenciados à Prefeitura, realizam seus exames. 

Ao todo, pelo menos 60 exames de laboratório são ofertados como medida de medicina diagnóstica aos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), em Quatro Barras.