• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras inaugura Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos

 

Publicado em: 18/05/2023 17:16 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

No Paraná, apenas 12 cidades hoje possuem secretarias próprias para a implementação de políticas públicas

O município de Quatro Barras consolidou um passo importante na tarde de ontem (17) no que se refere às políticas municipais para mulheres e para defesa dos direitos humanos. Nesta quarta-feira foi oficialmente inaugurada a Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos de Quatro Barras – uma pasta criada não apenas para estabelecer políticas de combate à violência e em prol da igualdade de direitos, como também para ampliar as oportunidades para o público feminino, seja através de capacitações voltadas à carreira profissional ou em ações de estímulo ao empreendedorismo.

A medida é pioneira no município e coloca Quatro Barras num seleto grupo de cidades paranaenses que hoje contam com uma estrutura própria para estabelecer políticas públicas direcionadas às mulheres. No Paraná, entre os 399 municípios, apenas 12 contam com secretarias municipais direcionadas ao tema. 

SOLENIDADE - Com a participação expressiva de todos os poderes constituídos - Executivo, Legislativo e Judiciário -, além da participação de conselhos municipais, entidades e vários segmentos da sociedade, a cerimônia de inauguração reuniu cerca de 150 pessoas no pátio da Prefeitura Municipal.

“O olhar atento e a preocupação de estabelecer políticas direcionadas à mulher e aos direitos humanos já eram metas do nosso Plano de Governo. A pandemia gerou não apenas agravos na área da Saúde, como também um aumento preocupante dos índices de violência doméstica – em especial – de agressões às mulheres. A secretaria terá uma atuação importante neste sentido, mas não somente isso. Queremos intensificar ações que ampliem as oportunidades para as mulheres, inclusive no campo profissional. Mulher é o alicerce da família. Cuidar da mulher é cuidar da família”, destacou o prefeito Loreno Bernardo Tolardo, em seu pronunciamento. 

Segundo o prefeito, a secretaria também vai desempenhar um papel importante na questão dos direitos humanos, ampliando a representatividade e o acolhimento a outros grupos que merecem atenção. 

A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Ieda Tolardo, que assume a pasta, falou da emoção e da responsabilidade frente à nova função. “Quero agradecer, de coração, a todos que estão aqui hoje e que compreendem o avanço que estamos tendo com a criação desta pasta. Queremos assegurar os direitos às mulheres e agregar oportunidades, com políticas efetivas, compromisso e persistência”, disse a secretária Ieda.

A deputada estadual e ex-procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, Cristina Silvestri, esteve presente e se disse honrada de participar de um avanço como este no município de Quatro Barras. 

“Quero falar da minha alegria ao presenciar a criação da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos no município. Estamos acompanhando como este tema vem ganhando espaço, dada a importância de fomentar políticas públicas para as mulheres. Agradeço e parabenizo o prefeito Tolardo por sua visão, afinal ainda são poucos os municípios no Paraná que hoje contam com uma estrutura efetiva. Parabéns também à secretária, tenho certeza que fará um grande trabalho”, afirmou a deputada. 

Cristina Silvestri também destacou a importância dos vários poderes e órgãos presentes no evento. “É a união de todos os setores e órgãos, esta rede de atuação, que permite que as políticas públicas efetivamente aconteçam. Com a secretaria também se amplia o olhar mais humano, mais fraterno, atendendo as necessidades da população”, finalizou ela.

O deputado estadual Adão Litro, que durante a cerimônia representou o deputado federal Paulo Litro, parabenizou a iniciativa, colocando-se à disposição, inclusive na busca de investimentos para o município – e em especial – para a nova secretaria constituída. “Nossos gabinetes estão de portas abertas para colaborar com a cidade e com esta importante frente de trabalho que se abre, com a implantação da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos”, afirmou o parlamentar. 

A diretora de Políticas Públicas para Mulheres no Estado - que representou a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, a deputada federal Leandre Dal Ponte -, Mariana Neres, também se colocou à disposição para contribuir com ações municipais. “Hoje vemos a importância de os municípios terem a estrutura de um órgão gestor. No Paraná, 16 cidades têm alguma estrutura neste sentido, e apenas 12 contam com secretarias municipais. A criação da Secretaria da Mulher em Quatro Barras demonstra a importância que as mulheres têm no município. Importante dizer que vocês não estão sozinhos, contem conosco”, enfatizou a diretora.

A juíza diretora do Fórum de Quatro Barras, Dra. Rita Borges de Area Leão Monteiro; e o promotor de Justiça da Comarca de Quatro Barras, Dr. André Luiz de Araújo, também estiveram presentes, parabenizando a iniciativa. O vice-prefeito Jarbas Mocelin disse que a mulher é a base da sociedade e que a secretaria vai desempenhar um papel chave na consolidação de direitos e oportunidades.

A Procuradora da Mulher e representante feminina na Câmara Municipal, vereadora Lucinéia Alves, definiu a criação da secretaria como um momento histórico. “É um dia muito emocionante. Temos buscado consolidar avanços neste sentido, com a Procuradoria da Mulher, e agora com a criação da secretaria este trabalho terá ainda mais força”, comentou a vereadora. 

A presidente do Conselho da Mulher, Patrícia Bonfim, também enalteceu a iniciativa. “Este momento será parte da história da nossa cidade. Este dia é muito importante para nós”, disse ela. 

A secretária da Mulher de Paranaguá, Vandecy Dutra, citou índices de agressões às mulheres no país e falou sobre a importância da união. “A cada 6 horas uma mulher é assassinada. Temos que estabelecer um novo olhar e ações práticas neste sentido, e é unidas que poderemos transformar essa realidade. Parabenizo muito Quatro Barras e o prefeito que foi inovador e sensível à causa”, finalizou Vandecy.

PRESENÇAS – Dona Inez Maria Michelon Tolardo, mãe do prefeito, aos 83 anos esteve presente na cerimônia. Também participaram do evento o delegado de Polícia Civil, Dr. Eduardo Machado de Oliveira; o ex-prefeito de Quatro Barras, João Carlos Creplive e a esposa Eliana; a ex-primeira-dama Elenai Gonçalves Repinoski; as ex-vereadoras Roseli Vidolin Pires, Daniela Ribeiro Cunha e Jacqueline Joice Bertapeli; secretários municipais e vereadores.

SECRETARIA – A Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos está sediada na Prefeitura Municipal de Quatro Barras, anexa ao prédio principal, na Avenida Dom Pedro II, nº 110, no Centro. O telefone de contato é (41) 3671-8800, ramal 8843.