Quatro Barras promove XIII Conferência da Saúde

Publicado em: 10/03/2023 17:28

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã será outro dia”, nos dias 15 e 16 de março, Quatro Barras vai sediar a XIII Conferência Municipal de Saúde - um momento importante de planejar ações e políticas públicas voltadas a este setor tão fundamental.

A conferência será realizada em eixos e subeixos, em conformidade às diretrizes da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Dividido em duas etapas, o evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude (SMEELJ), na rua Nilo Fávaro, 100, Centro de Quatro Barras, e terá horários distintos durante os dois dias em que ocorre. Na quarta-feira (15), às 17:30 será a abertura oficial. A previsão para encerramento é às 20:30. Já na quinta-feira (16), as tratativas serão realizadas durante o período da manhã, entre 8:00 e 11:30.

Tanto o tema central, quanto os eixos, foram abordados nos eventos preparatórios, denominados de pré-conferências, realizados nos dias 7, 8, 14, 15 e 28 de fevereiro, quando a comissão organizadora do evento esteve respectivamente no Jardim Menino Deus (incluindo Colônia Maria José, Jardim Graciosa e imediações), no Palmitalzinho (área rural), na Borda do Campo (agregando as regiões Santa Luzia, Pinheirinho e imediações), no Centro (englobando Jardim Patrícia, Itapira, Jardim Pinheiros e Jardim São Pedro) e, por fim, na região central.

Em cada pré-conferência, foram repassados ao público os eixos temáticos de discussão para a conferência, que entra para a 13ª edição neste ano. A comissão organizadora avaliou os eventos de forma bastante produtiva, especialmente no que diz respeito à participação da comunidade, que pode apontar demandas e construir, em conjunto com a comissão, propostas e diretrizes que agora serão apresentadas durante a conferência municipal.

Essas propostas ainda poderão ser alteradas. Caso sejam aprovadas, elas se tornarão diretrizes para a política de saúde nos próximos anos.

Além dos eventos preparatórios nos bairros, ainda foram realizadas pré-conferências com grupos específicos de atuação na área da Saúde, como profissionais e prestadores de serviços.

Os eixos a serem discutidos durante o encontro são os seguintes:

Eixo I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos.

Eixo II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.

Eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.

Eixo IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Clique aqui para realizar a inscrição como delegado, observador e convidado da Conferência Municipal de Saúde.  As inscrições estarão abertas até o meio-dia do dia 15.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas via telefone ou WhatsApp: 41 99649-0216. Participe!