Quatro Barras forma Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicado em: 13/12/2017 09:18

Quatro Barras avançou um importante passo nesta terça-feira (12) com a formação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cultura e trouxe uma reflexão importante sobre a existência das diferenças e a busca pela igualdade de direitos.
"Há alguns meses iniciamos o processo de formação do conselho, e de lá para cá tivemos uma caminhada de muito aprendizado", disse a secretária da pasta, Adriane Gomes Andreatta. "Nossa principal meta é propiciar as condições adequadas às pessoas com deficiência, enquanto governo. Ao longo desta caminhada percebemos o quão importante é este passo que estamos dando. O conselho vai pensar nessas prioridades, em todas as pequenas e grandes medidas que efetivam os direitos na prática", reforçou.
Aberto pela apresentação dos alunos da Escola Especial Joanna Valache, o encontro reuniu lideranças, membros da comunidade, pessoas com deficiência e representantes de vários setores.
A representante das pessoas com deficiência, Luciane Aparecida de Lima, disse que a formação do conselho foi uma vitória. "Só nós sabemos quais são as reais dificuldades do dia a dia. Espero que possamos trabalhar todos juntos pela acessibilidade e em todas as áreas. A criação do conselho é uma conquista", destacou Luciane, que é telefonista na Prefeitura.
Ao longo do evento, a palestrante e pedagoga Louize Mari da Rocha falou sobre o papel do conselho e citou avanços como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, incorporada à legislação brasileira em 2008; e a Lei Brasileira de Inclusão, efetivada a partir de 2016.
"Os direitos existem, mas temos que lutar para que sejam executados", disse Louize. "O não conhecimento sobre a pessoa com deficiência faz as pessoas não saberem como agir. Por isso é importante a interação, o convívio, saber reconhecer as diferenças, mas também buscar permanentemente a igualdade de direitos", enfatizou.
Composição
No encontro temático de ontem foram eleitos os conselheiros da sociedade civil Ana Maria Rodrigues Ribeiro, Geni Pereira Cordeiro, Hellen Aparecida Antunes, Dayane Rocio de Jesus e Pietro Ferrarini, que assumem como titulares; e Gildo Teófilo Santos, Cleusa Andrade de Oliveira, Cincler Trevisan, Nei Plaviak e Paolo Ferrarini, como suplentes.
Como membros indicados pelo governo fazem parte da composição os servidores Debora de Brito, Thalyta de Moura Bandine, Doraci de Souza, Josiane Machado e Luciana Aparecida de Lima como titulares; e Marineusa Teixeira, Janaine Ferrarine Zanetti, Rodrigo Kerscher, Gilson Sydor e Aparecida Sbrissia, como suplentes. A composição estará à frente do conselho durante o biênio 2018-2020.