Com uma programação extensa e variada no domingo, festa movimentou o Distrito de Borda do Campo, onde a cantaria embasou a atividade econômica por décadas
Repleta de tradição e significado, a Festa do Canteiro teve sua 2ª edição no último domingo (2) no Distrito de Borda do Campo, superando todas as expectativas. Com sucesso de público, do início ao fim, a festividade que já integra o calendário oficial da cidade, trouxe uma programação ampla e variada.
Já no início da manhã, cerca de 200 pessoas participaram da Caminhada das Cantarias, percorrendo um trajeto de oito quilômetros que passa, inclusive, por uma das pedreiras da região.
De forma paralela, uma ampla estrutura com palco, estandes e vários brinquedos de recreação infantil já aguardavam o público, que chegou em peso à festividade, ao lado da Subprefeitura da Borda do Campo.
Shows com artistas regionais como o Grupo de Samba Joia Rara, Banda Passagem Secreta, Chris Doviski e Jaqueline, TCP Sertanejo, Jean Lucas e Gabriel, Grupo Os Bilias e Cleiton Lima movimentaram a festa até o início da noite. Destaque também para o artista Pedro Cordeiro, que abriu os shows com uma música composta em homenagem aos canteiros.
O evento ainda contou com uma edição especial do Programa Domingão da Família, com várias atrações e recreação infantil; Feira de Artesanato e Gastronomia; Exposição de Obras de Arte; Feira de Adoção Animal e Praça de Alimentação; além de estandes da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras e da Defesa Civil; e espaço reservado para o Projeto Cabide Itinerante, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família.
Quem percorreu os estandes da Feira de Artesanato e Gastronomia pôde encontrar uma variedade de produtos. Crochê, artesanato, acessórios, produtos artesanais em madeira, além de itens gastronômicos, como sanduíches, espetinhos, pasteis, bolos, churros, crepes e quentão, além da saborosa costela fogo de chão fizeram sucesso em meio aos visitantes.
Destaque também para atrativos como o touro mecânico e as oficinas de cantaria (onde foi possível ver de perto como é realizado o corte manual das pedras) e de artistas locais. Brinquedos e algodão doce gratuitos também fizeram a alegria do público infantil.
O prefeito Loreno Bernardo Tolardo e o vice-prefeito Jarbas Mocelin prestigiaram a programação, destacando a importância cultural da Festa do Canteiro. “É uma forma de homenagear estes profissionais que guardam um dos principais legados e tradições de Quatro Barras, especialmente da Borda do Campo. Com sua habilidade e um conhecimento passado de pai para filho, os canteiros ajudaram a desenvolver nosso município e a levar o progresso para tantas cidades, a exemplo de Curitiba, onde vários materiais podem ser vistos em ruas, monumentos e praças”, destacou Tolardo.
O vice-prefeito Jarbas Mocelin, que é natural da Borda do Campo, também enfatizou a merecida homenagem aos canteiros. “Devemos valorizar continuamente este ofício que embasou a nossa economia por tantos anos. Um ofício que é arte, habilidade, conhecimento, que é uma marca e um legado da Borda do Campo”, enfatizou Jarbas.
Prefeito e vice ainda salientaram a importância da festividade para o comércio de produtos locais e a divulgação do Distrito de Borda do Campo, uma região, segundo eles, de vasto potencial turístico e de grande legado histórico e cultural.
A secretária de Cultura e Turismo – pasta que organizou o evento -, Adriana Heindyk Mocelin, disse que a avaliação do evento superou as expectativas. “Tivemos uma grande adesão do público do início ao fim. Foi uma festa muito bonita, um momento de prestigiar e valorizar os canteiros, a tradição da cantaria e toda a contribuição que esta atividade já trouxe a Quatro Barras e que continua a trazer. Só temos a agradecer todas as secretarias participantes, nossa equipe que trabalhou para que tudo ocorresse da melhor forma e a todos os parceiros que estiveram conosco”, disse Adriana.
PRESENÇAS – Várias famílias da Borda do Campo prestigiaram a 2ª edição da Festa do Canteiro. Autoridades como o prefeito Loreno Tolardo; o vice Jarbas Mocelin; o desembargador do TJPR, José Laurindo de Souza Netto; secretários municipais e vereadores também marcaram presença. Um público de várias idades que pôde interagir e aproveitar o momento festivo.
A CANTARIA – Canteiro é a denominação dos profissionais que com habilidade e conhecimento realizam, de forma artesanal, o corte do granito. É a partir da cantaria que são produzidos paralelepípedos, lousas, monolitos, esculturas e pedestais, entre vários outros itens cortados habilmente pelos canteiros.
Estas peças podem ser vistas em Quatro Barras e em vários municípios metropolitanos, de forma especial também em Curitiba, em suas praças, memoriais, ruas e logradouros públicos. Uma arte que está enraizada na história e na cultura paranaense.