Quatro Barras inicia nova etapa de desinfecção das Unidades de Saúde e locais públicos

Publicado em: 05/04/2021 15:21 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Medida visa achatar a curva de contágio pela Covid-19 no município

A Prefeitura de Quatro Barras deu início nesta semana à desinfecção das Unidades Básicas de Saúde e prédios públicos para prevenir possíveis riscos de contágio por doenças infecto contagiosas, como a Covid-19.

A desinfecção vai ocorrer em todas as UBS, na Central Médica de Atendimento à Covid-19 na Borda do Campo, além do Paço Municipal e demais secretarias. Também será feita a desinfecção nos cemitérios e capelas sempre que houver um enterro em que a causa da morte seja comprovadamente pela Covid-19.

A ação teve início nas Unidades de Saúde e prédios públicos dos bairros Colônia Maria José e Jardim Menino Deus, seguindo agora para a região central e demais bairros.

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que o procedimento seja repetido pelo menos uma vez por semana, já que a desinfecção faz parte das ações para o controle e combate da propagação do vírus. Esta não é a primeira vez que medidas de higienização são adotadas como suporte de contenção à pandemia. A Prefeitura já realizou a medida anteriormente e agora irá retomar o procedimento.

“Estamos num momento muito delicado, com muitos casos de contaminação pela Covid-19. Esta ação é uma forma de diminuir o contágio de pessoas saudáveis que procuram os postos de saúde para atendimento de rotina ou que circulam pela Central Médica de Atendimento à Covid na Borda do Campo. Além disso, com a medida, conseguimos proporcionar maior segurança aos profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus”, disse a secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, ao afirmar que a prevenção ainda é o remédio mais eficiente para evitar o contágio.

Conforme informações da coordenadora de Saúde, enfermeira Nair Lenz, a Secretaria de Saúde está atendendo rigorosamente os protocolos do Estado e mobilizando todos os recursos para diminuir o número de infectados no município, através de uma soma de esforços que vem sendo solicitada diariamente pelo prefeito Loreno Tolardo.

"Não vamos pecar pela falta de atitude neste momento. Toda a nossa equipe está fortemente engajada e comprometida para reduzir a transmissão e os impactos decorrentes da pandemia. Tenho pessoalmente pedido máximo empenho e todas as medidas para oferecer o melhor atendimento a nossa população", ressaltou Tolardo.

Segurança
Mesmo os produtos sendo seguros e não tóxicos, as pulverizações devem ocorrer sempre fora do horário de atendimento das Unidades de Saúde para evitar reações alérgicas nos pacientes e profissionais que trabalham no local.