Espaço colaborativo e terminal de autoatendimento são as novas ferramentas para microempreendedores de Quatro Barras

Publicado em: 25/02/2021 16:58 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Coworking e atendimento autônomo com auxílio profissional fortalecem o engajamento do microempreendedor quatrobarrense diante do “novo normal”

A Prefeitura de Quatro Barras passa a oferecer dois novos serviços por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo: um espaço colaborativo para reuniões e um terminal de autoatendimento. As novidades são destinadas a microempreendedores do município ou aqueles que estão em processo de formalização do programa MEI – Micro Empreendedor Individual.

Ambas as iniciativas reforçam os conceitos da Sala do Empreendedor e Fomento Paraná, mecanismos já existentes e disponíveis a microempreendedores da cidade. A inovação, no entanto, tem amparo na Lei Municipal das PPPs – Parcerias Público Privadas. Isso porque, em momento de “novo normal”, a busca pela interação com empresas em apoio aos projetos que impulsionem o desenvolvimento econômico do município de Quatro Barras já é uma realidade em curso.

Com internet wi-fi de alta velocidade fornecida pelo provedor regional de internet Innon Fibra, o espaço colaborativo, com características de coworking, possui computador, mesa de reunião e total privacidade. Um ambiente perfeito para encontros de negócios. Tudo pensado para quem está começando um pequeno empreendimento e que tenha a satisfação de receber o seu cliente em um local apropriado.

Já o terminal de autoatendimento, com a função semelhante a de um guichê de agência bancária, possui diversos serviços como emissão de guias, documentação, certidões e demais funções que visam facilitar a vida de microempreendedores, que podem, inclusive, imprimir, se necessário for, os papéis no próprio local.

Segundo o prefeito Loreno Tolardo, iniciativas como esta servem, ao mesmo tempo, para desburocratizar e dar mais autonomia aos microempreendedores. “Uma dose a mais de entusiasmo para quem vê na arte de empreender  a oportunidade de mudar de vida”, diz Tolardo.

O prefeito lembra ainda que a atual gestão é aliada de quem quer produzir e gerar renda. “Independentemente do porte, um empreendedor ao poder contar com apoio e estrutura do poder público já no início de sua jornada, fica mais animado. Entusiasmo, otimismo e motivação são ingredientes que compõem o sucesso de quem empreende, mesmo diante dos mais variados obstáculos que venham a surgir no trajeto”, conclui Tolardo.

O titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Fernando Cunha, avalia que os novos recursos demarcam o ingresso de Quatro Barras em uma nova fase e a relação com o empreendedorismo.  “O momento requer sobre muito o que se ouve dizer: reinvenção. Mas também é preciso oferecer suporte para quem está engajado em ser dono do seu próprio negócio, em especial em meio a esta pandemia. Estamos seguindo com precisão o plano de governo traçado pelo prefeito Loreno Tolardo”, completa o secretário.

APROVAÇÃO – A microempreendedora Sandra Mara Siqueira Mathias, testou e aprovou ambos os serviços. “O mais importante é que além de estarem disponíveis, funcionam. Poder receber um cliente ou até mesmo um fornecedor num local adequado transparece muito mais profissionalismo. O autoatendimento, então, achei o máximo. Mais rapidez, comodidade e conforto pra gente. Estão de parabéns”, avalia a moradora da Borda do Campo, que há um ano empreende no ramo de serviços e costuras.

SERVIÇO – O espaço colaborativo Innon Coworking está a disposição mediante agendamento prévio, com duração de uso limitada e restrição de número de pessoas reunidas ao mesmo tempo. Com total respeito aos protocolos sanitários por conta da pandemia, o acesso e a permanência no ambiente exige o uso de máscara de proteção facial e álcool em gel, disponibilizado pelo próprio espaço.  Já o terminal de autoatendimento pode ser acessado por ordem de chegada.

Informações: 3671-8800, ramal 8816.