Buscando estimular a produção agrícola, Prefeitura e Câmara estreitam laços com a Cooperativa de Orgânicos

Publicado em: 04/02/2021 17:11 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Reunião foi realizada ontem (3) no Horto Municipal e consistiu no primeiro passo de integração entre a nova gestão e os produtores rurais

Representantes da Prefeitura de Quatro Barras, da Câmara Municipal e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR PR) estiveram reunidos ontem (3) com produtores rurais da Cooperativa de Orgânicos de Quatro Barras, para estreitar ações de estímulo à produção agrícola, além de conhecer as principais demandas apontadas pelos agricultores.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Cariovaldo Ferreira Neto, disse que um dos objetivos do encontro, realizado no Horto Municipal, foi apresentar a secretaria e seus serviços, bem como as políticas de incentivo ao setor, desde a produtividade à comercialização da produção agrícola local.

"Reunimos hoje a equipe da Prefeitura, o presidente da Câmara e representantes do IDR Paraná, para nos colocarmos à disposição dos agricultores desde o auxílio à documentação até as políticas de estímulo à produção no campo. A organização dos produtores, enquanto cooperativa, ajuda muito neste processo, porque são políticas instituídas para um coletivo", destacou ele. "O prefeito Tolardo apóia muito esta organização", concluiu.

Segundo Cariovaldo, a Prefeitura irá disponibilizar uma sala no Horto Municipal para a sede da cooperativa, bem como para compartilhar ações com a secretaria e a iniciativa privada. Um das empresas interessadas em somar forças é a AEQ, através do engenheiro Maurício Beltrão, que já demonstrou interesse na produção de mudas.

Além do secretário, participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Lago, que colocou o Legislativo à disposição dos produtores; a secretária de Turismo, Adriana Heindyk Mocelin; a presidente da Cooperativa, Anelise Vicentini Kuss; e a representante do Setor de Proteção Animal, Pamela Regina de Oliveira.

O IDR Paraná, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná, também se colocou à disposição para auxiliar nos processos de documentação dos cooperados, bem como nas políticas de apoio ao cultivo e à comercialização.

O prefeito Loreno Tolardo disse que o encontro é o primeiro passo para estreitar laços e entender as demandas da cooperativa, atuando de forma conjunta para o fortalecimento da agricultura familiar.

O produtor de orgânicos, Octacílio Benites Filho, destacou que a palavra chave será integração. "Se houver união tem tudo para dar certo", afirmou ele.