Quatro Barras abre vacinação contra a Covid-19

Publicado em: 20/01/2021 16:01 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Quatro Barras abre vacinação contra a Covid-19

A técnica de enfermagem Ana Paula Dias foi a primeira profissional da linha de frente a receber a dose. Crédito: Bruno Stier/PMQB

Um dos dias mais aguardados por todos os profissionais de Saúde e pela população finalmente chegou. Quatro Barras abriu, na manhã desta quarta-feira (20), a vacinação contra a Covid-19.

A técnica em enfermagem, Ana Paula Tartaia Barros Dias, foi a primeira profissional de Saúde da linha de frente no combate ao coronavírus a receber a dose, aplicada por outra profissional da linha de frente, a técnica em enfermagem Keila Liliane Pereira de Lima, que atua no Centro Médico de Atendimento à Covid-19 no bairro Jardim Menino Deus.

Após 10 meses de intenso trabalho no atendimento de pacientes suspeitos e infectados pelo novo coronavírus na Unidade de Saúde da Borda do Campo, Ana Paula comemorou a chegada da vacina. "Este é o dia mais feliz da minha vida. Desde o início da pandemia decidi abraçar essa causa, me doando ao máximo. Vi muito sofrimento, vi a dificuldade das pessoas por não conseguir respirar, vi a angústia da nossa equipe ao procurar vagas nos hospitais. Essa doença é realmente muito grave", disse ela.

Quatro-barrense, 39 anos, moradora da Borda do Campo, mãe de 3 filhos, com 13 anos de profissão e servidora de carreira da Prefeitura de Quatro Barras, Ana relatou os desafios do período de pandemia dentro das unidades e também a união entre os profissionais, motivados por um intenso amor ao próximo.

"Tínhamos medo de contaminar nossos filhos, nossa família. O trabalho foi intenso nesses meses. Chegávamos às 8h, parávamos rapidamente para almoçar e seguíamos até às 17h sem parar. Eram, em média, de 25 a 35 atendimentos e coletas por dia. Acompanhávamos cada paciente, mesmo aos sábados e domingos. Participei de cada etapa, das barreiras, do fechamento de estabelecimentos, dos movimentos de conscientização", contou ela. "Foi a pandemia que me motivou a graduação em Enfermagem. Queria fazer mais pelo próximo, amo minha profissão e faria tudo de novo", disse, minutos antes de receber a vacina.

Com a exposição à doença, Ana contraiu a Covid-19 em outubro. Ficou internada e teve 40% do pulmão comprometido. "Quem passa pela doença e acompanha o dia a dia no atendimento dos pacientes sabe da gravidade do coronavírus. Perdi vários colegas de profissão. Por isso tanta emoção hoje. A palavra que resume tudo é esperança", concluiu a técnica em enfermagem.

Abertura da vacinação
A primeira aplicação das doses ocorreu no Centro Médico de Atendimento à Covid-19 da área central. Lá, Ana Paula e a aplicadora Keila, assim como todos os profissionais da Saúde que atuam na unidade foram vacinados, um a um, abrindo oficialmente o programa de vacinação municipal.

A primeira aplicação da vacina foi acompanhada pelo prefeito Loreno Tolardo, que traduziu o dia de hoje como um "momento histórico". Tolardo agradeceu todos os profissionais de Saúde e, a nível global, todos aqueles que tiveram papel decisivo no desenvolvimento da vacina.

"Quero parabenizar, em especial, os nossos profissionais da Saúde que não mediram esforços para atender a população, dando o seu melhor. Hoje vivemos um momento histórico, de esperança. Estou emocionado como cidadão, como pai de família e como gestor. Inicia-se agora um novo tempo", considerou o prefeito.

A abertura da vacinação foi acompanhada por profissionais de Saúde, vereadores e lideranças. Segundo informações da Secretaria de Saúde, as 189 doses recebidas ontem pelo Governo do Estado serão aplicadas até o final desta quarta-feira (20), imunizando todos os profissionais dos Centros de Atendimento à Covid-19, vacinadores, profissionais das Unidades Básicas de Saúde e pessoas assistidas nas instituições de permanência.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica da Saúde, Nair Lenz, profissionais da Saúde que estavam afastados por pertencer ao grupo de risco da Covid-19 também serão vacinados nesta fase, o que permitirá seu regresso às atividades. "Temos pediatra, fonoaudióloga, servidores da recepção e limpeza, enfim, vários profissionais que poderão retornar às suas funções, o que fortalecerá o sistema", disse Nair.

Os profissionais vacinados hoje receberão uma segunda dose da vacina em 21 dias, mas os cuidados permanecem. Por cerca de 60 dias, quem recebeu a vacina deve manter as precauções sanitárias, como higienização frequente das mãos, uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social.

A enfermeira do Setor de Epidemiologia da Prefeitura, Fernanda Gruchouskei, avaliou o momento como um "respiro para as equipes". "É um momento muito esperado, que a gente volta a olhar com esperança. Todos nós profissionais da Saúde realmente vivemos períodos de muita apreensão. Eu sinto que esse primeiro momento é um respiro para nossa equipe trabalhar de maneira mais segura. É muito gratificante", afirmou Fernanda.

Segunda fase
A segunda fase de vacinação, prevista para ocorrer dentro de um mês, será realizada no Ginásio de Esportes Luiz Tolardo, quando idosos acima dos 60 anos também poderão ser vacinados. Segundo informações da Secretaria de Saúde, assim que a Prefeitura receber o novo lote de vacinas, toda a população será informada das datas de vacinação.