Primeiro lote de vacinas será destinado aos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus
Quatro Barras já detém o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19. Equipes de Saúde fizeram a logística na tarde de hoje (19) das 189 doses iniciais disponibilizadas pelo Governo do Estado para começar o processo de imunização, marcado para a manhã desta quarta-feira (20).
Conforme o Plano Municipal de Vacinação, elaborado conforme protocolos estaduais, este primeiro lote será destinado aos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus, isto é, médicos, enfermeiros e equipes que atuam nos Centros Médicos de Atendimento à Covid-19, localizados na região central, no Jardim Menino Deus e na Borda do Campo; e vacinadores que aplicarão a vacina da Covid-19.
A primeira fase da vacinação, nos demais lotes, também vai contemplar idosos pertencentes à Instituição de Longa Permanência e demais profissionais da área da Saúde do município.
A segunda fase da vacinação, que deve ocorrer cerca de um mês após a primeira, conforme previsão da Prefeitura, será destinada aos idosos acima de 60 anos, escalonados conforme a idade e quantitativo de vacinas disponíveis. Esta fase também engloba funcionários e população privada de liberdade (detentos), trabalhadores do Serviço Social e servidores da Guarda Municipal.
A terceira fase de vacinação será destinada a pessoas com comorbidades, como cardiopatias graves, diabéticos, hipertensos, obesos, portadores de doenças neurológicas, portadores de pneumopatias graves, pessoas com deficiências permanentes severas, portadores de neoplasias, imunissuprimidos e transplantados.
A Secretaria de Saúde esclarece que, quanto a este grupo, será necessário a indicação médica para vacinação, nas situações de transplantados, oncológicos, imunodeprimidos, portadores de doenças reumatóides imunomediadas e antiagregantes, plaquetários e anticoagulantes orais.
Na quarta fase está prevista a vacinação de trabalhadores essenciais como profissionais da limpeza pública, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e ferroviário de passageiros, profissionais da Educação e caminhoneiros.
As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo a secretária da pasta, Daniela Ribeiro Cunha, a secretaria já trabalha com a possibilidade de horários estendidos em pontos estratégicos de vacinação e eventuais aberturas aos sábados, conforme a demanda e as doses liberadas pelo Governo do Estado.
O prefeito Loreno Tolardo disse que a Prefeitura já detém todo o planejamento traçado e que vai aplicar a máxima agilidade nos procedimentos a fim de garantir uma rápida imunização, conforme lotes disponibilizados da vacina.
"Toda a nossa equipe está empenhada neste sentido. A chegada da vacina é uma vitória, mas já sabíamos de antemão que ocorreria de forma escalonada e gradual. Por isso, pedimos a toda a população que aguarde as fases sequenciais, mantendo todos os cuidados sanitários, como o uso de máscaras, higienização frequente das mãos, uso de álcool em gel e o distanciamento social. Conforme disponibilidade, os demais grupos também serão vacinados", ressaltou o prefeito.
Primeira vacina
Quatro Barras abre oficialmente a vacinação contra o coronavírus na manhã desta quarta-feira (20). Duas mulheres, servidoras de carreira da Saúde, atuantes na linha de frente no combate à Covid-19, serão as protagonistas do início da vacinação: uma aplicará e a outra receberá a dose da vacina, selando assim um marco histórico no combate local à pandemia.