• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Com Plano de Vacinação definido, Quatro Barras já tem data para início da imunização

 

Publicado em: 19/01/2021 17:22 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Com Plano de Vacinação definido, Quatro Barras já tem data para início da imunização

Primeiro lote de vacinas será destinado aos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus

Quatro Barras já detém o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19. Equipes de Saúde fizeram a logística na tarde de hoje (19) das 189 doses iniciais disponibilizadas pelo Governo do Estado para começar o processo de imunização, marcado para a manhã desta quarta-feira (20).
    
Conforme o Plano Municipal de Vacinação, elaborado conforme protocolos estaduais, este primeiro lote será destinado aos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus, isto é, médicos, enfermeiros e equipes que atuam nos Centros Médicos de Atendimento à Covid-19, localizados na região central, no Jardim Menino Deus e na Borda do Campo; e vacinadores que aplicarão a vacina da Covid-19.
    
A primeira fase da vacinação, nos demais lotes, também vai contemplar idosos pertencentes à Instituição de Longa Permanência e demais profissionais da área da Saúde do município.
    
A segunda fase da vacinação, que deve ocorrer cerca de um mês após a primeira, conforme previsão da Prefeitura, será destinada aos idosos acima de 60 anos, escalonados conforme a idade e quantitativo de vacinas disponíveis. Esta fase também engloba funcionários e população privada de liberdade (detentos), trabalhadores do Serviço Social e servidores da Guarda Municipal. 
    
A terceira fase de vacinação será destinada a pessoas com comorbidades, como cardiopatias graves, diabéticos, hipertensos, obesos, portadores de doenças neurológicas, portadores de pneumopatias graves, pessoas com deficiências permanentes severas, portadores de neoplasias, imunissuprimidos e transplantados.  
    
A Secretaria de Saúde esclarece que, quanto a este grupo, será necessário a indicação médica para vacinação, nas situações de transplantados, oncológicos, imunodeprimidos, portadores de doenças reumatóides imunomediadas e antiagregantes, plaquetários e anticoagulantes orais. 
    
Na quarta fase está prevista a vacinação de trabalhadores essenciais como profissionais da limpeza pública, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e ferroviário de passageiros, profissionais da Educação e caminhoneiros. 
    
As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo a secretária da pasta, Daniela Ribeiro Cunha, a secretaria já trabalha com a possibilidade de horários estendidos em pontos estratégicos de vacinação e eventuais aberturas aos sábados, conforme a demanda e as doses liberadas pelo Governo do Estado.
    
O prefeito Loreno Tolardo disse que a Prefeitura já detém todo o planejamento traçado e que vai aplicar a máxima agilidade nos procedimentos a fim de garantir uma rápida imunização, conforme lotes disponibilizados da vacina. 
    
"Toda a nossa equipe está empenhada neste sentido. A chegada da vacina é uma vitória, mas já sabíamos de antemão que ocorreria de forma escalonada e gradual. Por isso, pedimos a toda a população que aguarde as fases sequenciais, mantendo todos os cuidados sanitários, como o uso de máscaras, higienização frequente das mãos, uso de álcool em gel e o distanciamento social. Conforme disponibilidade, os demais grupos também serão vacinados", ressaltou o prefeito.   

Primeira vacina      
Quatro Barras abre oficialmente a vacinação contra o coronavírus na manhã desta quarta-feira (20). Duas mulheres, servidoras de carreira da Saúde, atuantes na linha de frente no combate à Covid-19, serão as protagonistas do início da vacinação: uma aplicará e a outra receberá a dose da vacina, selando assim um marco histórico no combate local à pandemia. 
 


Imagens