• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Coronavírus: Testagem em massa

 

Publicado em: 07/01/2021 09:32 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Pela primeira vez, o município de Quatro Barras irá promover testagem em massa da população, com o objetivo de diagnosticar casos de Covid-19 e dar celeridade a processos de isolamento e fornecer tratamento precoce da doença. A ação ocorre na modalidade “drive thru”, neste e no próximo sábado, dias 9 e 16, respectivamente. 

Serão ofertadas gratuitamente duas formas de testes. Para quem tem sintomas respiratórios, será realizado o teste denominado RT-PCR - mais conhecido como swab nasal e oral, no qual é utilizado uma haste flexível (cotonete) para colher pelas narinas e garganta o material genético dos pacientes. Para este formato, conforme indicação do Ministério da Saúde, recomenda-se que seja coletado o material do paciente entre o terceiro e sétimo dia de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior. O resultado será disponibilizado via SMS em até cinco dias corridos. O paciente também receberá o termo de isolamento para a família, caso o resultado seja positivo para Covid-19.  

Para quem acredita que já teve a doença e deseja realizar o teste, serão oferecidos gratuitamente 50 testes rápidos. Este exame será realizado por meio de coleta de sangue e o resultado estará disponível em uma hora.

O “drive-thru”, com início às 9h e término às 16h, ocorrerá no estacionamento da Prefeitura, próximo à Secretaria de Saúde. O acesso dos veículos deve ser feito exclusivamente pela Avenida Dom Pedro II, em frente à Prefeitura. Os pacientes serão atendidos pelas equipes sem que precisem desembarcar dos veículos. 

Para isso, é necessário apresentar um documento, como RG ou CHN, e o comprovante de residência. A testagem só será realizada para moradores de Quatro Barras. Quem não possuir veículo também será atendido, em um local próprio, com as devidas medidas preventivas de espaçamento.

O prefeito Loreno Tolardo disse que não medirá esforços no combate à disseminação da doença. "O combate à pandemia é nosso dever e, diante do atual cenário da saúde pública municipal, determinei junto à Secretaria de Saúde o empenho máximo nas ações de atendimento e prevenção", destacou o prefeito. 

Segundo a coordenadora de Atenção Básica da Saúde da Prefeitura de Quatro Barras, Nair Lenz, há um planejamento estratégico traçado para o enfrentamento ao novo coronavírus, do qual a testagem faz parte. “Junto com o isolamento social, massificar a testagem para diagnóstico da Covid-19 é a única maneira para 'achatar' a curva de disseminação do vírus. Somente dessa forma é possível identificar os infectados e isolá-los para evitar a transmissão”, afirma. 

A coordenadora lembra que o uso de máscara, álcool em gel e reforço nos hábitos de higiene, além de evitar aglomerações, ainda são as medidas mais indicadas no combate ao atual estágio da pandemia.