O comandante da guarda municipal, Luciano Antônio Bernardi, (IGM3), sob orientação do secretário de Ordem Pública, Fabrício Haddad Figueira e atendendo a determinação do prefeito, Angelo Andreatta (Lara) intensificou o patrulhamento no bairro da Borda do Campo. A ação mais efetiva da GMQB é uma resposta às demandas apresentadas pelo índice de criminalidade crescente no bairro.
A determinação para maior efetivo nas ruas do bairro se dá em função da estatística que alavancou o índice de ocorrências registradas nos últimos meses. Segundo Bernardi, uma viatura ficará a disposição da população em uso exclusivo para atender os chamados dos moradores. Para o comandante, dar segurança aos munícipes é uma ação que demanda logística e pessoal. Na medida do possível do nosso contingente queremos atender a todos os bairros com a maior celeridade e eficiência. Sentimos que a Borda do Campo precisa, nesse momento, de uma atenção especial, disse Bernardi.
Segundo ele, aumentar a presença ostensiva da Guarda Municipal nos bairros é sem dúvida fator primordial para coibir a ação de criminosos. Temos feito operações em conjunto com as polícias civil e militar, contamos com a ajuda do conselho tutelar, departamento de trânsito e das secretarias municipais. Todo esse esforço tem dado bons resultados, diz.
O comandante acredita que aumentando a presença da Guarda Municipal nos bairros, fazendo rondas nos horários de saída e entrada das escolas, ajuda na prevenção da oferta de drogas para crianças e adolescentes. Temos intensificado as fiscalizações em bares na intenção de coibir a venda de bebida alcoólica para menores. E até a presença de crianças e adolescentes nesses ambientes. Também temos dado especial atenção nas saídas e entradas das escolas para inibir a oferta de drogas às nossas crianças ressalta o comandante.
Bernardi diz que há um longo caminho a ser percorrido para atingir melhor resultado no que concerne a segurança pública. Porém o esforço da secretaria de Ordem Pública e do governo, com a participação da comunidade, é o primeiro passo para conquistar uma cidade mais segura. O esforço máximo de todos os profissionais que fazem a segurança do município é o que supera as limitações e dificuldades que temos. Sem dúvida, o fator humano é o nosso diferencial, conclui o comandante.
A determinação é o uso ostensivo da Guarda em todos os locais que seja detectado qualquer movimento de suspeitos. Para isso a população deve ser ativa e ajudar na identificação de situações que possam caracterizar riscos ao patrimônio e ao bem estar da comunidade.