No mês de agosto aconteceu o Festival de Bocha adotada e Golfe-7 para os alunos (as), da Escola Especial Joanna Valache, o evento abriu a semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. O tema para este ano é "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas".
Os professores de Educação Física Priscila Afonso Magalhães e Tiago L. Silva Santos ambos reconhecem que iniciativas assim são importantes e buscam minimizar quaisquer formas de exclusão, segregação e de desigualdades na educação e na sociedade e ainda salientam que as práticas esportivas não visam apenas a competição, mas sim benefícios que serão úteis a eles em diferentes momentos de sua vida.
A UNESCO em sua Carta Internacional da Educação Física, da Atividade Física e do Esporte diz que: “Oportunidades inclusivas, assistivas e seguras para a participação na educação física, na atividade física e no esporte devem ser disponibilizadas a todos os seres humanos, em especial crianças de idade pré-escolar, pessoas idosas, pessoas com deficiência e povos indígenas”.