• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

PREFEITURA DE QUATRO BARRAS RECEBEU SEU CASTRAMÓVEL

 

Publicado em: 17/07/2019 09:46 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

PREFEITURA DE QUATRO BARRAS RECEBEU SEU CASTRAMÓVEL

Foto: Diego Tiller/PMQB

A Prefeitura de Quatro Barras recebeu o seu castramóvel. O castramóvel é um trailer veterinário adaptado, com estrutura suficiente para realizar os procedimentos cirúrgicos de castração de cães e gatos, incluindo as fases de pré-operatório, operatório e pós-operatório, com a facilidade de o trailer poder ser conduzido até os locais onde serão realizados os procedimentos.
Esse trailer foi adquirido via emenda parlamentar do deputado federal Osmar Bertoldi e seu valor final, via procedimento licitatório, foi de R$69.900,00. 


A questão dos animais de rua e das mordeduras é um tema que há tempos vem demandando esforços do poder público local. Em 2017, a Prefeitura Municipal, por meio de sua Secretaria de Saúde, já tentou outras ações para realizar o controle populacional de seus cães e gatos, porém os resultados obtidos não foram satisfatórios e, por isso, agora outras medidas práticas estão sendo tomadas. 


Com o castramóvel a intenção da Prefeitura é a de trabalhar essa política pública de forma integrada. Além da castração, atividades de conscientização serão desenvolvidas, relativas à guarda-responsável e ao bem estar animal. 


O atendimento previsto demandará 3 semanas, onde na primeira semana ocorrerá o acolhimento da família responsável pelo animal, na segunda semana a castração e, na terceira semana, o acompanhamento do pós-operatório. Todos os animais que forem atendidos no castramóvel sairão castrados, vacinados e micro chipados.


Para realizar o atendimento previsto a contratação de empresa terceirizada que conduzirá os trabalhos já está em andamento e, tão logo esteja concluída, iniciará os trabalhos. Serão beneficiados de forma gratuita os animais das famílias cadastradas no CRAS, em situação de vulnerabilidade social. 
É a Prefeitura Municipal trabalhando pelo bem estar dos seus animais.