2ª Maratona de Portal a Portal movimenta Quatro Barras no domingo

Publicado em: 03/05/2017 09:29

Quatro Barras sediou neste domingo (30) a segunda edição da Maratona de Portal a Portal na Estrada da Graciosa. O evento recebeu 400 atletas nas provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km - o dobro de atletas inscritos no ano passado.

As provas refletem bem o espírito de superação. O curitibano Claudinei Cristiano Bullka liderou a prova dos 42 quilômetros, depois de ficar em segundo lugar no ano passado. "Vim com a meta de ganhar. Sou apaixonado por este percurso, treino aqui há três anos e agora estou me preparando para a ultramaratona na África do Sul, em junho, de 87 km", disse.

Superação também para a dupla Cézar Carneiro e José Luiz Dalla Villa. Cézar é quatrobarrense, paratleta, deficiente visual e aluno do professor de Educação Física da Prefeitura, Gerson Gonçalves da Silva. Ele concluiu a prova de 10 km com a ajuda do guia José Luiz. "Corri com minha esposa de olhos vendados no parque e, sem dúvida, é um gesto de confiança e doação", contou o atleta guia.

Cézar também comemorou sua estreia em uma competição. "É um orgulho muito grande representar o lugar onde moro. Quero ser um paratleta profissional e sonho chegar à Atenas", disse Cézar, que vem recebendo incentivo dos professores Leila e Gerson.

"É a primeira vez que assisto a uma maratona assim de perto e o que vejo são grandes exemplos de persistência e superação. Só temos a agradecer por esta grande parceria em prol do esporte", disse o prefeito Angelo Andreatta (Lara), que acompanhou o evento juntamente com o secretário de Esporte, Adriano de Lara.

A emoção também tomou conta da primeira mulher a concluir a maratona. A curitibana Helena Beatriz Colonhesi do Amaral, de 46 anos, já coleciona 51 pódios nos últimos dois anos. Foi a primeira mulher a concluir a maratona em 2016 e repetiu o feito neste ano, 18 minutos mais veloz. "Não esperava um resultado tão bom por conta do percurso que é muito íngreme. Mas deu tudo certo e o pessoal, na torcida, me incentivou muito", contou.

A organizadora da Maratona, Síria Costa, ainda comentou outra informação interessante: a adesão crescente dos moradores locais. "O pessoal entrou realmente no clima e fica só aguardando lançar a data das provas. Observamos uma adesão muito grande por parte dos moradores, o que nos deixa muito feliz", afirmou Síria.

O evento foi promovido pela Nobre Ação Eventos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Quatro Barras, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude.