Composto por várias entidades parceiras, projeto faz a diferença trazendo lições sobre cidadania, prevenção de acidentes e educação ambiental
O Projeto Ensinar para Proteger chega à sua segunda edição contemplando mais uma escola de Quatro Barras: a Escola Municipal João Curupaná da Silva, no bairro Jardim Menino Deus. Depois de mobilizar mais de 200 alunos da Escola Tancredo de Almeida Neves, na Campininha, o projeto agora vai atender mais de 400 crianças, do 1º ao 5º ano.
O lançamento ocorreu no último dia 28 de março e foi motivo de expectativa para os alunos, já que o projeto traz um misto de aulas interessantes, teóricas e práticas, sobre cidadania, prevenção de acidentes domésticos, educação ambiental, primeiros socorros, práticas de evacuação da escola, descarte correto de resíduos orgânicos e recicláveis, entre vários outros temas.
Um dos chamarizes do projeto é que estas lições são aprendidas diretamente com profissionais da área. Para isso, o projeto lançado pela Defesa Civil de Quatro Barras e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta com vários parceiros: Guarda Municipal de Quatro Barras, Guarda Municipal de Curitiba, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Curitiba, Secretaria Municipal de Educação, direção da escola, empresa ENAEX Britanite, e neste ano também UFPR, CPRA e Grupo Paládio.
O EPP, como é conhecido, foi criado para fazer a diferença dentro e fora da escola, estimulando atitudes conscientes e bons hábitos, que passam a ser multiplicados pelas crianças, segundo explicam a coordenadora de Defesa Civil de Quatro Barras, Rosamaria Ferreira Duarte; e o engenheiro ambiental Fernando Bunn.
O cronograma das aulas começa já nesta terça-feira (9). No primeiro dia do projeto as crianças vão assistir a uma palestra da Polícia Militar sobre responsabilidade, segurança, prevenção a trotes, cidadania, ordem unida e respeito. O Projeto EPP está embasado na Lei nº 1153/2018.
O prefeito Angelo Andreatta (Lara) agradeceu a todas as entidades e profissionais envolvidos, destacando a importância do projeto. "Trazer estas lições para dentro da escola é realmente fazer a diferença, porque tudo começa com a Educação. Fico muito feliz de ver o entusiasmo e principalmente a dedicação de cada profissional envolvido. Todos estão de parabéns", disse o prefeito, ao destacar o papel fundamental das crianças, que abraçam de forma exemplar o projeto.