Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa reúne munícipes e conselheiros

Publicado em: 18/03/2019 16:39 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa reúne munícipes e conselheiros

Evento contou com a palestra da ex-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/PR

Aconteceu em Quatro Barras a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa nesta quarta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Educação. No encontro, autoridades e mais de 80 pessoas entre idosos, munícipes, conselheiros e servidores, debateram propostas de políticas públicas para a pessoa idosa.

O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social e Cultura, Adriane Gomes da Silva Andreatta; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Adair do Carmo Dias da Luz; e da palestrante e conselheira suplente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e vice-presidente da Comissão Nacional Especial dos Direitos da Pessoa Idosa do Conselho Federal da OAB, Dra. Rosangela Maria Lucinda.

A secretária Adriane abriu o evento ressaltando que todas as conquistas feitas no município são atribuídas às lutas dos próprios idosos. O coral Vozes da Terra, sob o comando da professora de canto Caroline, se apresentou para os presentes com uma homenagem para a terceira idade.

Em sua palestra, a advogada Rosangela Maria Lucinda salientou sobre o aumento crescente de idosos na sociedade devido às melhores condições de saúde e avanços científicos. "Por isso o município tem que estar comprometido com a pessoa idosa e conscientizar a população sobre como envelhecer é natural”, avaliou Lucinda.

A frequentadora do Grupo da Melhor Idade da Borda do Campo, Rosirene Beira, de 65 anos, aprovou o encontro. “Gostei muito de ter participado aqui, não sabia que tenho tantos direitos e que é possível  melhorar ainda mais”, disse. A jovem Jéssica de Lima Lopes, 25 anos, contou que veio ao evento por ter dois idosos em casa e querer participar para melhorar a qualidade de vida deles. “Sou enfermeira e quero ver melhorias principalmente na área da saúde”, salientou Lopes.

Durante a conferência foi feita a eleição de dois delegados, titular e suplente, do Conselho Municipal dos Idosos que irão representar Quatro Barras durante a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece entre 14 e 16 de agosto desse ano. Foi eleito Enio Bonn e sua suplente Adair do Carmo Dias da Luz. Os delegados eleitos devem defender as propostas do município em âmbito estadual. Também foi votada durante a conferência, com a plenária, a aprovação das propostas de políticas públicas do município de Quatro Barras.

A palestrante Dra. Rosangela ainda ressaltou que o município de Quatro Barras é pioneiro na participação dos idosos no Estado do Paraná, e deve servir de modelo para o restante do país.