Membros do COMUD-QB tomam posse

Publicado em: 28/02/2019 10:56 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Membros do COMUD-QB tomam posse

Colegiado conta com representantes civis e governamentais

Nesta terça-feira (26), na Prefeitura Municipal de Quatro Barras, foi dada a posse aos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMUD) para o próximo biênio 2019/2021. Durante a cerimônia estiveram presentes o prefeito Angelo Andreatta (Lara), representantes de entidades, de associações, da Guarda Municipal e das secretarias municipais.

De acordo com a lei municipal, o conselho destina-se a articular e participar de forma democrática e ativa nas decisões das políticas públicas do município em relação à prevenção e aos problemas sociais causados pelas drogas.

Segundo o presidente do Conselho, Marcelo Fortunato, a sociedade carece de uma área exclusiva voltada à prevenção e combate à dependência química. "O conselho vem ajudar a área da Saúde, da Segurança e do Serviço Social do Município de forma organizada. O uso das drogas não afeta só o usuário, afeta o comércio, afeta a segurança, afeta diretamente a população. Prevenir o uso das drogas melhora a qualidade de vida de todos", avaliou.

O conselho tem vários eixos: propostas de leis municipais, fiscalização, prevenção e desenvolvimento de projetos voltados ao impacto das drogas na vida da população.  Fortunato ressalta que o ideal é trabalhar no eixo da prevenção e não em minimizar os danos causados pelas drogas.

Ao dar boas vindas aos novos conselheiros e seus suplentes,  o prefeito Lara ofereceu o apoio da Prefeitura nas ações futuras do COMUD. "É um marco para o município a luta de vocês. Que esta rede possa aumentar cada vez mais. São obras invisíveis, mas de uma transformação imensurável para a sociedade. Contem com nosso total apoio", afirmou Lara.

Sobre o Conselho

O conselho é composto por 12 membros, sendo 6 representantes do poder público (das Secretarias de Saúde, Governo, Educação, Esporte e Lazer, Assistência Social e Cultura, e Ordem Pública) e 6 representantes da sociedade civil (Comunidade Cristã, Comunidade Terapêutica, Associação de Moradores, Casa de Recuperação e Associação Industrial e Comercial). Cada membro titular conta com um suplente.