Quatro Barras realiza audiência para discussão da LOA 2019

Publicado em: 17/09/2018 16:32 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Quatro Barras realiza audiência para discussão da LOA 2019

Áreas prioritárias como Educação e Saúde receberão mais investimentos

A Prefeitura de Quatro Barras promoveu na última sexta-feira (14) a audiência pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual - LOA 2019, uma legislação relevante para a cidade já que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo.

O estudo da lei, segundo o coordenador do Sistema de Controle Interno, Edson Elias, leva em consideração vários parâmetros fundamentais para o planejamento do ano seguinte. Entre eles estão o cenário macroeconômico (situação da economia no país), as previsões de receita (ou seja, quanto o município deve arrecadar com os impostos), as previsões de gasto (para custeio dos serviços públicos e investimentos) e o cenário fiscal.

O encontro, aberto à participação popular, foi mais uma ferramenta de transparência e planejamento da gestão. Nele, também puderam ser acompanhadas as áreas prioritárias para o ano que vem. Do orçamento total, 28% será destinado à Educação e 20% à Saúde, o que reflete a atenção do governo nas duas áreas, superando os percentuais de 25 e 15% previstos para ambos setores na Constituição.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) disse que a elaboração da LOA é um momento importante para o município, já que ela consiste no orçamento propriamente dito do ano vindouro. "Nesta lei ficam definidas as ações para 2019, as prioridades e orçamentos de cada área. É um momento importante de transparência e de planejamento", destacou.

Lara ainda disse que a expectativa para o próximo ano é de equilíbrio nas contas, manutenção dos serviços públicos, economia nas licitações, redução de desperdícios e aplicação de novos investimentos.

"Vamos continuar nos empenhando nestas questões e certamente vamos dar a mesma qualidade nos serviços como fizemos nesse ano, com obras de pavimentação; aquisição de equipamentos, ônibus e veículos adaptados; compra de uniformes; Cmei inaugurado; escolas e Cmeis revitalizados; investimentos em segurança, armamento e novas viaturas; sinalização turística; enfim, quanta coisa realizamos neste ano. Peço a todos o mesmo empenho, o mesmo foco e a mesma seriedade", ressaltou o prefeito.