Servidores recebem certificados do Curso de Defesa Civil

Publicado em: 31/10/2017 09:45

Servidores das áreas de Defesa Civil, Urbanismo, Meio Ambiente, Tributação, Saúde e Guarda Municipal de Quatro Barras receberam na última quarta-feira (25) os certificados de conclusão do Curso Básico de Defesa Civil e Capacitação em Defesa Civil para a COMPDEC, realizados no início deste mês, em Curitiba.

A capacitação é um avanço para a qualificação dos servidores nas áreas de produtos perigosos, Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e na Cosedi - Comissão de Segurança em Edificações e Imóveis, um passo inovador para o controle e fiscalização de edificações com riscos de acidentes.
 Depois de Curitiba, Quatro Barras deve ser o primeiro município a implantar o Cosedi como um departamento da Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Frotas, com atuação conjunta à Defesa Civil.

O curso ministrado aos servidores fez parte da Semana Nacional de Redução de Desastres, e contou com aulas práticas e teóricas ministradas pela equipe técnica da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba.

Na entrega de certificados, o prefeito Angelo Andreatta (Lara) parabenizou os servidores e destacou a importância da atuação da Defesa Civil. "É um momento, sem dúvida, de enfatizar o valor da Defesa Civil e dos esforços de atender cada vez melhor o cidadão, mantendo uma cidade segura e ordeira. A implantação da Cosedi será mais ferramenta determinante para fiscalização, controle e segurança das famílias", disse.

Além do prefeito, também estiveram presentes o coordenador técnico de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro; o coordenador técnico da Cosedi Curitiba, Marcelo Alexandre Solera; e o coordenador de projetos da Coordenadoria Técnica de Proteção e Defesa Civil, Marcelo Adriano Alves dos Santos, que acompanharam e também ministraram módulos do curso.

"Quatro Barras é uma das cidades precursoras na capacitação e, posteriormente, na implantação da Cosedi, uma estrutura que vai permitir a vistoria em edificações com riscos estruturais e de desabamento", enfatizou Marcelo Solera.

O secretário de Urbanismo, Marco Aurélio Presa; a comandante do PBC, 1º tenente Mariana Lorenzi; e a coordenadora da Defesa Civil de Quatro Barras, Rosamaria Ferreira Duarte, também estiveram presentes. Segundo Rosamaria, a capacitação é imprescindível para o atendimento cada vez mais efetivo da população diante de situações de emergências. "Procuramos sempre mobilizar as equipes, buscar conhecimentos e aperfeiçoar o trabalho que é oferecido à população", destacou.

A capacitação e as tratativas iniciais para implantação do Cosedi não são por acaso. Segundo um levantamento da Defesa Civil, grande parte das vistorias realizadas estão associadas a ocupações construídas de forma irregular, que posteriormente provocam rachaduras, trincas  em paredes de alvenaria, estruturas danificadas, entre outras.