O Centro de Atenção Psicossocial de Quatro Barras (CAPS) promoveu na última semana uma programação especial para lembrar o Dia Mundial da Saúde Mental. Após a abertura oficial realizada pelo prefeito Angelo Andreatta (Lara), a programação contou com a palestra do médico psiquiatra Dr. Rodrigo Ascenço, orientações sobre prevenção e tratamento de doenças, aula de zumba, sorteio de brindes e exposição dos trabalhos artesanais do CAPS.
Com o lema "Cuidar sim, excluir jamais", o evento chamou a atenção sobre os transtornos mentais, a importância de cuidar da mente e do corpo, e mais, de inserir os pacientes na sociedade com respeito e dignidade.
"Neste Dia Internacional de Saúde Mental, assumimos o compromisso de tratar as pessoas e não apenas algumas partes delas", disseram os profissionais do CAPS.
O prefeito Lara deu as boas vindas e falou sobre a importância do tema. "Diante da sobrecarga de tantas coisas que vivemos no dia a dia, muitas vezes precisamos sim de apoio, de estrutura médica. Perceber o que nos impacta é importante. E como a gente transforma tudo a nossa volta, que esta percepção e cuidado nos permita ser melhores e plantar coisas boas também. É o que desejo a todos", disse Lara.
Durante a palestra, Dr. Rodrigo falou sobre fatores de risco que podem predispor a doenças e algumas medidas de prevenção. Segundo ele, os casos mais comuns de doenças ligadas à saúde mental hoje consistem em transtornos de ansiedade, mudança de humor e depressão. "Dez entre cem pessoas podem sofrer de depressão. O Brasil é o país com maior prevalência da doença", contou o médico.
Após a palestra e uma animada aula de zumba, o público participou de um coffe break, compartilhando suas experiências. Entre os presentes, também participou do encontro o coordenador da Secretaria Municipal de Saúde, Kayo Augustus, e toda a equipe do CAPS, que agradeceu o apoio de todos os parceiros para a realização do evento.