Crianças são atendidas pelo Programa Saúde na Escola

Publicado em: 10/10/2017 10:08

Quase 3 mil alunos das escolas municipais de Quatro Barras e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) estão recebendo a visita das equipes das Unidades Básicas de Saúde, pelo Programa Saúde na Escola. A ação tem um foco bem específico: avaliar a saúde das crianças, acompanhando desde a carteirinha de vacinação, até indicadores como peso, altura e a saúde bucal dos alunos.

O programa é uma ação permanente nas escolas, que acontece a cada semestre. Na última sexta-feira (6) a visita ocorreu na Escola Municipal João Curupaná da Silva, no Jardim Menino Deus, onde mais de 400 alunos tiveram a visita dos profissionais de Saúde da UBS do bairro.

A enfermeira Nair Lenz disse que o programa permite um acompanhamento periódico das crianças. "Sabemos como é o dia a dia dos pais, que trabalham, e nem sempre conseguem levar as crianças com frequência nas unidades. O programa é importante justamente por isso, porque garante um acompanhamento contínuo", contou.

Ao identificar uma demanda, seja de vacinação ou atendimento na UBS, as equipes realizam o encaminhamento do aluno. E esta não é a única atividade desenvolvida nas escolas. Além do acompanhamento semestral do programa, todos os meses as equipes realizam ações como palestras sobre drogas e álcool, e dão orientações sobre alimentação e os perigos da obesidade, entre outros temas.