Ações do Maio Amarelo reforçam importância de atitudes conscientes no trânsito

Publicado em: 17/05/2024 12:27 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Município etsá desenvolvendo ações de educação no trânsito em escolas e empresas

A partir de uma parceria entre o Departamento de Trânsito de Quatro Barras (QBTRAN) e a Guarda Municipal (GMQB), Quatro Barras está engajada nas ações de prevenção de acidentes no trânsito. A campanha Maio Amarelo todos os anos movimenta segmentos da sociedade, escolas e empresas justamente com este objetivo: demonstrar que atitudes conscientes podem salvas vidas.

Nesta semana, equipes do QBTRAN e da GMQB, e o secretário de Ordem Pública e Segurança, Laertes Andreatta, estiveram reunidos com o prefeito Loreno Bernardo Tolardo e o vice-prefeito Jarbas Mocelin para reforçar ações da campanha.

“É um movimento importante, uma campanha internacional que busca conscientizar as pessoas sobre os cuidados e posturas no trânsito. Medidas simples, mas que salvam vidas”, disse o prefeito Tolardo.

Ao longo do mês de maio, várias ações foram programadas e estão ocorrendo. Palestras nas escolas e nas empresas estão entre elas. De forma lúdica e participativa, guardas municipais passam orientações para as crianças, que se tornam importantes multiplicadoras. A conscientização, desde cedo, também é uma aliada para que as novas gerações tenham uma postura preventiva.

O diretor do QBTRAN, Élcio Landarin, disse que a maior causa de mortes no mundo está ligada a acidentes de trânsito. “Hoje, cerca de 35% do que é investido em Saúde é aplicado em atendimento a vítimas no trânsito. É uma guerra silenciosa”, afirmou ele, destacando a importância de a população rever práticas e condutas no trânsito.

O secretário da pasta, Laertes Andreatta, diz que todos os anos o município vem abraçando esta campanha por entender a importância do tema. “O lema da campanha deste ano reflete o essencial, que a paz começa por cada um de nós. É a junção de esforços, cada um fazendo sua parte, que traz um trânsito mais humanizado e seguro. Toda a nossa equipe está bastante engajada na campanha”, afirmou o secretário.