Saiba como emitir, o que levar e os benefícios do novo RG
O Posto de Identificação de Quatro Barras vem emitindo, desde janeiro, o novo modelo de RG - a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Em menos de três meses, foram mais de 1.100 documentos emitidos.
O novo modelo segue um padrão único, com numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF), que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação. A mudança visa substituir os registros gerais, que anteriormente podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados brasileiros, com numerações distintas. A iniciativa traz mais segurança à população, já que reduz a possibilidade de fraudes.
A CIN possui versões impressa e digital, que pode ser acessada pelo aplicativo gov.br. Além do documento físico, o cidadão pode solicitar a versão digital, na qual é possível incluir outros documentos, como NIS, PIS, PASEP, cartão do SUS, CNH, Título de Eleitor, Certificado Militar, CTPS (Carteira de Trabalho, versão antiga em papel), e Documento de Identidade Profissional (OAB, CRM, CREA, entre outros).
Informações como tipo sanguíneo e deficiências física, mental ou motora (como autismo, deficiência visual, entre outras) também podem ser incluídas na CIN digital, mediante apresentação de laudo médico.
O novo RG tem validade de 10 anos. O modelo antigo deve sair de circulação até 2032.
COMO SOLICITAR – Para solicitar a emissão da CIN é necessário fazer o agendamento no site da Polícia Civil: https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/Carteira-de-Identidade-Nacional.
O QUE APRESENTAR - Após o agendamento, basta comparecer ao Posto de Identificação de Quatro Barras na data marcada, portando a Certidão de Nascimento original (no caso de solteiros ou de união estável); Certidão de Casamento original (para casados ou viúvos); Certidão de Casamento com Averbação original (para separados ou divorciados); e Certificado de Naturalização (para brasileiros naturalizados). Não é necessário trazer foto, já que uma nova será tirada no momento do atendimento.
ATENDIMENTO PREFERENCIAL – Cidadãos que se enquadram no atendimento preferencial – como idosos acima de 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência, com crianças de colo ou pessoas com câncer – não necessitam realizar agendamento. A estes grupos, basta comparecer ao Posto de Identificação.
RETIRADA – O prazo de retirada do documento vai de 15 a 20 dias úteis, no próprio Posto de Identificação, mediante apresentação da guia de retirada. Somente poderão retirar a CIN o titular da solicitação, o responsável legal (pai, mãe ou tutor de menores de 18 anos) ou um representante legal, que deverá portar em mãos a procuração reconhecida em cartório.
CUSTO – A primeira via do novo modelo do RG é isenta de pagamento. Nos casos de segunda via será cobrada uma taxa no valor de R$ 47,02.
LOCAL E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO – O Posto de Identificação de Quatro Barras funciona nas instalações da Agência do Trabalhador, próximo à Unidade Básica de Saúde da Sede. O atendimento é realizado das segundas as sextas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.