Projeto traz para dentro das salas de aula o tema do combate ao trabalho infantil. Trabalhos literários, artísticos e culturais nas escolas tornam-se aliados na conscientização
Formar cidadãos conscientes é um dos objetivos do Prêmio MPT na Escola, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho que conta ativamente com a parceria de escolas municipais, colégios estaduais e da Secretaria Municipal de Educação. O projeto leva para dentro das salas de aula um tema importante: o combate ao trabalho infantil.
Para estimular a conscientização das crianças, sensibilizando professores, alunos e toda a comunidade escolar, o tema serve de base para trabalhos literários, artísticos e culturais. Quatro Barras vem abraçando o projeto, com o engajamento de todas as escolas municipais. De março a julho, uma extensa programação de atividades envolveu alunos do 4º e 5º anos.
VISITA AO PREFEITO – Nesta quinta-feira (14), os vencedores da etapa municipal do projeto foram recebidos pelo prefeito Loreno Bernardo Tolardo, no gabinete da Prefeitura. Larissa Emanuelly Dias (da Escola Tancredo Neves), Eduardo Bublitz (da Escola Divanira Curupaná Ferreira Alves), Victor Hugo Xavier (da Escola Izair Lago), e Ana Beatriz Telles, Carlos Eduardo Andrade, Isadora Mitrut, Maria Luiza Cabral e Vitória Helena da Cunha (da Escola Ernesto Milani), cantaram, falaram sobre o projeto e o que aprenderam.
O encontro foi uma lição de cidadania. “Como é gratificante ver o desenvolvimento das crianças enquanto cidadãos”, disse o prefeito. “Este é um tema importante, garantir às crianças o direito à infância, à educação. Dia de alegria hoje ao ver como nossos alunos estão conscientes e se tornam multiplicadores”, disse Tolardo, ao agradecer a dedicação de alunos, professores orientadores e à equipe da Secretaria de Educação.
O secretário da pasta, Fredinei Rodrigues (Fré), também destacou a mobilização de crianças e profissionais em torno do projeto. “Só temos a agradecer a todas as pessoas que contribuíram com o desenvolvimento das atividades e com o resultado que o projeto traz em termos de conscientização. Estão todos de parabéns, especialmente nossos alunos”, disse o secretário.
Os alunos agora concorrem à etapa estadual do prêmio. Confira os vencedores e as categorias:
CONTO
Aluna: Larissa Emanuelly Marques Dias
Professora orientadora: Maricleia Mocelin de Camargo
Escola Municipal Tancredo Neves
DESENHO
Aluno: Eduardo Bublitz
Professora orientadora: Luciana Silva de Jesus Castilho
Escola Municipal Divanira Curupaná Ferreira Alves
POESIA
Aluno: Victor Hugo Xavier
Professora orientadora: Vandreia Ribeiro Elias da Silveira
Escola Municipal Izair Lago
MÚSICA
Alunos: Ana Beatriz de Assis Telles, Carlos Eduardo Bezerra Andrade, Isadora Mitrut, Maria Luiza Cabral, Vitória Helena Dubiela da Cunha
Professora orientadora: Janaine Ferrarine
Escola Municipal Ernesto Milani