Quatro Barras e Campina Grande do Sul renovam convênio para manutenção do Posto de Bombeiros

Publicado em: 15/08/2017 18:17

Os prefeitos de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), e de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, renovaram na manhã de ontem (15) o convênio para manutenção do Posto de Bombeiros. Os prefeitos foram recebidos pelo comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Ricardo Silva, e acompanharam a entrega de duas novas viaturas que serão destinadas ao atendimento de ocorrências, como incêndios ambientais, emergências, buscas e salvamentos.

Os veículos - uma Duster e uma Frontier - fazem parte do programa de renovação da frota do Governo do Estado e já nesta semana entram em uso pelas equipes. Outra boa novidade diz respeito à estadualização do Corpo de Bombeiros. Segundo o tenente-coronel, dentro do planejamento estratégico do 7º GB já está previsto que os serviços da unidade sejam realizados por bombeiros militares após o término da Operação Verão, que deve ocorrer em meados de fevereiro do ano que vem.

Hoje, o quadro do PBC abrange tanto bombeiros comunitários, como militares. Com a estadualização, o quartel ganhará um reforço importante. "Vamos dobrar a capacidade de combate à incêndio, duplicar nosso quadro de equipamentos com a chegada de um caminhão ABTR e uma ambulância do Siate, ampliando o atendimento de resgate e salvamentos, além de contar com maior efetivo militar para a região", contou o comandante.

Lara disse que a estadualização é uma conquista para o PBC e para a população dos dois municípios. "É motivo de alegria saber que a unidade terá mais investimentos e que vai ampliar a capacidade de atendimento nas ocorrências. Só temos a agradecer o empenho e a garra destes bombeiros que muitas vezes arriscam as suas vidas pelas nossas", disse Lara.

O prefeito Bihl também destacou a eficiência e a seriedade com que as equipes desenvolvem seus trabalhos, e a agilidade diante das demandas. Segundo informações da comandante da unidade, tenente Mariana Lorenzi, só neste ano as equipes realizaram 325 atendimentos em ambos os municípios. As ocorrências dizem respeito, na maior parte, à prestação de socorro em acidentes, atendimentos pré-hospitalares, combate à incêndios, salvamento e medidas de prevenção e auxílio à comunidade.