• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Prefeitura inova ao compartilhar conteúdos sobre empreendedorismo com estudantes de ensino médio

 

Publicado em: 12/09/2023 10:51 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Primeira palestra ocorreu no final de agosto para alunos do Colégio André André Andreatta

A Prefeitura Municipal de Quatro Barras, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), passou a promover palestras informativas destinadas a estudantes do ensino médio do município. A primeira turma a ser impactada com temas relacionados à empregabilidade e empreendedorismo foi a 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual André Andreatta, de Borda do Campo. 

O encontro ocorreu recentemente, no final de agosto, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude (SMEELJ), no Centro de Quatro Barras, reunindo dezenas de estudantes. A proposta será repetida para estudantes dos colégios estaduais Arlinda Ferreira Creplive (Centro) e Elias Abrahão (Jardim Menino Deus).

Durante a palestra, foram compartilhadas orientações sobre como se preparar adequadamente para enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual. Dicas sobre a busca por estágios e oportunidades de trabalho como menor aprendiz foram abordadas de maneira detalhada, mostrando aos participantes maneiras sobre como dar os primeiros passos em suas carreiras profissionais.

Além disso, a iniciativa direcionou os jovens para oportunidades de cadastro em instituições e projetos voltados para o desenvolvimento profissional e empreendedorismo, como o Cidade Junior, por exemplo. “São programas que oferecem suporte e recursos cruciais para o desenvolvimento das habilidades necessárias para o sucesso no mundo dos negócios, seja como empreendedor ou trabalhador”, diz Adriana Nogueira, representante da Sala do Empreendedor e uma das responsáveis pela ação. 

Valdomiro Cruz Junior, também representante da Sala do Empreendedor e responsável pela iniciativa, a palestra é uma oportunidade de desmistificar assuntos de suma importância para os jovens. “Para muitos deles esses temas ainda são tabus. O contato com o mundo dos negócios tende aguçar a curiosidade, além de fornecer informações básicas à respeito”, descreve Valdomiro. 

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Wagner Pertel dos Santos (Waguinho), a palestra foi uma iniciativa extremamente valiosa, que vai ao encontro das políticas públicas de geração de renda do prefeito Loreno Tolardo. “É uma forma de fornecer orientações práticas e inspiração para os jovens estudantes. No que depender de nós, esse projeto irá continuar, pois preparar nossa juventude para um futuro brilhante, repleto de oportunidades e realizações no mundo do trabalho e dos negócios, é garantia de prosperidade para todos”, conclui o secretário.