Produtores puderam conhecer linhas de crédito, normas para enquadramento do CAF e o Programa Banco do Agricultor Paranaense
A Prefeitura de Quatro Barras em parceria com a Prefeitura de Campina Grande do Sul e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) realizaram nesta segunda-feira (28) o lançamento regional do Plano Safra – um programa de apoio ao setor agropecuário, que oferece linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais.
O lançamento foi realizado no Centro de Eventos em Campina Grande do Sul, onde foram apresentados três painéis ao público presente, composto em sua maioria por agricultores dos dois municípios.
O primeiro painel, apresentado pelo gerente da agência do Banco do Brasil de Quatro Barras, André Vaz de Oliveira, divulgou as linhas de crédito oferecidas pelo Plano Safra 23/24, para atendimento de necessidades do setor, como investimento, custeio, comercialização e industrialização.
Segundo ele, o programa do Governo Federal irá incentivar o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis com premiação para os produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis. Para a agricultura familiar, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), serão destinados R$ 71,6 bilhões para as linhas de crédito rural – que englobam as modalidades de custeio, agroindústria, mulher, agroecologia, bioeconomia, mais alimento e jovem.
O segundo painel, apresentado pela coordenadora estadual de Crédito Rural do IDR-Paraná, engenheira agrônoma Heloíse Parchen, esclareceu informações sobre o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), que substitui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
E o terceiro, que contou com a apresentação do coordenador de projetos da Região de Curitiba do IDR-Paraná, engenheiro agrônomo Raphael Branco, tratou sobre o Banco do Agricultor Paranaense - um instrumento que possibilita ao Governo do Estado conceder subvenção econômica, através do custeio das taxas de juros, a produtores rurais, cooperativas e associações de produção, comercialização e reciclagem, e a agroindústrias familiares, além de projetos que utilizem fontes renováveis de geração de energia e programas destinados à irrigação.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal de Quatro Barras, Cariovaldo de Andrade Ferreira Neto, disse que o apoio ao plano é mais uma das ações de incentivo ao produtor rural no município, a exemplo de outras que já acontecem como a disponibilização do Serviço de Inspeção Municipal (Selo SIM), a aquisição de maquinários, o apoio à cooperativa e o suporte oferecido aos agricultores locais.
“O prefeito Tolardo não tem medido esforços para dar o máximo de incentivo ao desenvolvimento da agricultura no município, dinamizando várias ações. Seguindo esta linha, estamos colocando a Secretaria de Agricultura à disposição dos produtores para orientações sobre o Plano Safra e também a formalização de processos junto aos agricultores. Estamos organizando reuniões, fazendo visitas em campo, para que nenhum produtor perca a oportunidade de participar deste plano, dos governos estadual e federal, a juros zero”, enfatizou Cariovaldo.
Além do secretário, também estiveram presentes durante o lançamento o chefe do Núcleo Regional de Curitiba da SEAB, Valdenir Veloso Neto; o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti; e o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Campina Grande do Sul, Odorico Bandeira de Lima Junior.